Show simple item record

dc.contributor.authorVieira, Jonas Henrique Arjona Gonçalves
dc.date.accessioned2024-07-11T17:09:28Z
dc.date.available2024-07-11T17:09:28Z
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.citationVIEIRA, Jonas Henrique Arjona Gonçalves. Gastando mais aqui e menos ali: explicando gastos em campanha digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19906.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19906
dc.description.abstractThis study proposes a dicussion on which variables and characterics explain the choice to invest in digital campaigns as an electoral strategy. Considering that since 2010 the internet has been central in the political comunication process in Brazil especially in election campaings, this study brings contributions that explain what made candidates and parties invest in this strategy in the 2020’s majoritarian municipal elections. This choice was made because: few municipal campaing were studied in Brazil on this topic; there is considerable variaty of contexts for the dispute; and the majoritarian elections favors strategies centered around candidates, expading our understading about the personal aspects on this relation. Besides, the 2020 was the most recente election that we have data as of right now. The independent variables chosen were canidate’s age, his incumbency status, region of the election, size of the municipality and candidates party. On the results we found that the probability of expending money on digital campaign is higher for candidates on big cities, from South, Middle-West and South-East region and from the traditional parties (MDB and PSDB). However, the probability to spend bigger percentages is affected by the belonging to small parties, by disputing in the big municipalities and by the non-incumbency, an inverse pattern from the one found in the spend/not spend dicothomy. We believe this finding has something to do with strategic uses of resources availables to big and small parties.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGastos de campanhapor
dc.subjectElectoral campaigns budgeteng
dc.subjectEleições municipais de 2020por
dc.subject2020 local electionseng
dc.subjectRegressão logísticapor
dc.subjectLogistic regressioneng
dc.titleGastando mais aqui e menos ali: explicando gastos em campanha digitalpor
dc.title.alternativeSpending more here and less there: explaning expenses in digital campaignseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Gleidylucy Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1871892858720738por
dc.description.resumoEsta monografia é dedicada ao estudo das despesas em campanhas digitais tendo como cerne compreender quais características e variáveis podem explicar o gasto com esse tipo de estratégia eleitoral. Considerando que, desde 2010, a internet tem ganhado centralidade nos processos político-comunicacionais no país e em especial nas campanhas, este trabalho busca contribuir na explicação sobre o que levaria candidatos e partidos a investir nessa estratégia nos pleitos a partir do recorte municipal e do processo eleitoral majoritário de 2020. O recorte se deu porque as campanhas municipais são unidades pouca estudadas nesse tema, apresentam grande variedade de contextos e é na disputa majoritária onde a campanha eleitoral é mais centrada na pessoa do candidato e menos no partido, permitindo assim avançar em variáveis ligadas aos candidatos para pensar essa relação. Além disso, o ano de 2020 foi o pleito mais recentes para este tipo de dado. As variáveis independentes escolhidas foram idade do candidato, incumbência, região, porte do município e partido do candidato. Dentre os resultados encontramos que a probabilidade de gastar com comunicação digital é mais alta para candidatos de grandes municípios, das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste e dos grandes partidos, como MDB e PSDB. Porém, a probabilidade de gastar em maiores proporções é afetada mais pelo pertencimento aos pequenos partidos, nos grandes municípios e pela não-incumbência, um padrão, em alguns aspectos, inverso aquele do gastar ou não gastar. Supomos que essa inversão tem relação com os usos estratégicos dos recursos disponíveis aos partidos grandes e pequenos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.courseCiências Sociais - CSopor
dc.contributor.advisor1orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2556-8730por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil