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dc.contributor.authorPessoa, Ester Chaves
dc.date.accessioned2024-07-11T17:47:16Z
dc.date.available2024-07-11T17:47:16Z
dc.date.issued2023-09-04
dc.identifier.citationPESSOA, Ester Chaves. Educação bilíngue de surdos: a influência do Instrutor Surdo na aquisição de linguagem de estudantes surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19909.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19909
dc.description.abstractThe presence of the Deaf Instructor in school contexts is a recent development when compared to the entire history of deaf education in Brazil. This professional, who is part of the proposal for bilingual education, has as his main function to provide the reaffirmation of the identity of deaf students, their specificities, and the valorization of their language and culture. This motivated the research regarding the performance of this professional, since the work of the Deaf Instructor is still little explored in the field of education. The aim of this research was to investigate how the Deaf Instructor's work is carried out, seeking to understand how this work is done and what strategies are used in their workshop to promote the learning of deaf children, considering in this learning the construction of the deaf child's identity and also the valorization of their language and culture. Data collection was carried out through observation of their work in the classroom with deaf children in early childhood education, with records in a field diary, in order to report the practices developed by this professional. It was possible to identify the importance of play in the relationship between the Instructor and the student, based on Vygotsky's studies on language development, mediated by a more experienced adult and the role of play in this acquisition process. The data presented are excerpts from these reports, analyzed in light of studies on language development and deaf identity. The results indicate that the work of the Deaf Instructor is fundamental in the development of the child, focusing not only on teaching (Brazilian Sign Language) Libras, but also on play, relationships, and giving meaning to the elements present in communication, enabling them to acquire knowledge of the world.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstrutor surdopor
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispor
dc.subjectDeaf instructoreng
dc.subjectBilingual educationeng
dc.subjectBrazilian sign languageeng
dc.titleEducação bilíngue de surdos: a influência do Instrutor Surdo na aquisição de linguagem de estudantes surdospor
dc.title.alternativeBilingual education for the deaf: the influence of deaf instructors on deaf students' language acquisitioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoA presença do Instrutor Surdo nos contextos escolares é algo recente se compararmos com toda a história da educação de surdos no Brasil. Esse profissional, que faz parte da proposta de educação bilíngue tem como principal função proporcionar a reafirmação da identidade dos estudantes surdos, suas especificidades e a valorização de sua língua e cultura. Isto motivou a pesquisa em relação à atuação deste profissional, uma vez que o trabalho do Instrutor Surdo ainda é pouco explorado no campo da educação. O objetivo desta pesquisa foi investigar como se dá o trabalho do Instrutor Surdo, buscando compreender como é este trabalho e quais as estratégias utilizadas em sua oficina, para promover o aprendizado da criança surda, considerando neste aprendizado a construção identitária da criança surda e também a valorização de sua língua e cultura. A coleta de dados se deu por meio de observação de sua atuação em sala de aula junto a crianças surdas do ensino infantil, com registro em diário de campo, a fim de relatar as práticas desenvolvidas por esse profissional. Foi possível identificar a importância do brincar na relação entre Instrutor e estudante, a partir dos estudos vigotskianos sobre o desenvolvimento de linguagem, mediada por um adulto mais experiente e do lugar na brincadeira nesse processo de aquisição. Os dados apresentados são recortes desses relatos, analisados à luz de estudos sobre desenvolvimento de linguagem e identidade surda. Os resultados indicam que o trabalho do Instrutor Surdo se mostra fundamental no desenvolvimento da criança, e centra-se não apenas no ensino da Libras, mas no brincar, nas relações, e em dar sentido aos elementos presentes na comunicação, possibilitando a ela conhecimento de mundo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5122490848642863por
dc.publisher.courseTradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais-Libras/Língua Portuguesa - TILSPpor
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-8464-1141por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3196-9346por


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