dc.contributor.author | Carpanez, Laura Ferreira Rós | |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:39Z | |
dc.date.available | 2024-07-11T18:41:39Z | |
dc.date.issued | 2024-01-10 | |
dc.identifier.citation | CARPANEZ, Laura Ferreira Rós. Seleção de materiais para rotor de bomba de combustível. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19917. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19917 | |
dc.description.abstract | This work focuses on the materials selection methodology for application in fuel pump rotors, utilizing the Ashby Methodology to explore alternatives to Polyphenylene Sulfide (PPS) with 32.5% fiberglass and 32.5% mineral filler, a compound widely used in the industry for this application. The goal is to overcome challenges associated with the processing and application of this material without compromising its essential chemical and physical properties. The critical injection stage uses complex molds, becoming particularly challenging due to the high mineral filler content, prone to mold retention, resulting in
carbonization and impairing the efficiency of the process. Mold compromise leads to extensive rework, rendering the effectiveness of injection molding ineffective and negatively impacting rotor manufacturing. Another crucial challenge is material swelling, particularly critical for rotors, as even slight swelling can result in severe blockages and operational failures. Faced with these challenges, the study, in addition to a substantial scientific review, turns to the Ansys Granta EduPack software to identify materials with the potential to overcome these difficulties, simplifying decision-making. The objective is to select an alternative material for rotors, maintaining functionality and reducing the filler content compared to the PPS compound used, while facilitating processing. This study not only proposes alternative solutions but also directly addresses specific challenges related to the manufacturing of this product, driving the development of more effective and sustainable strategies in materials selection for the automotive industry. Within this framework, the research results reveal that Phenol Formaldehyde (PF), reinforced with 45% high-strength glass fiber, stands out as a viable option for the challenges presented. Not only does it maintain, but it also enhances mechanical performance while reducing production costs. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Seleção de materiais | por |
dc.subject | Bomba de combustível | por |
dc.subject | Rotor | por |
dc.subject | Polímeros | por |
dc.subject | PPS | por |
dc.subject | Critérios de seleção | por |
dc.title | Seleção de materiais para rotor de bomba de combustível | por |
dc.title.alternative | Selection of materials for fuel pump rotor | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Staffa, Lucas Henrique | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2896049826673626 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se concentra na metodologia de seleção de materiais para aplicação em rotores de bombas de combustível, utilizando a abordagem do Método de Ashby para buscar alternativas ao poli(sulfeto de fenileno) (PPS) com 32,5% de fibra de vidro e 32,5% de carga mineral, um composto amplamente empregado na indústria para essa aplicação. O intuito é superar os desafios associados ao processamento e aplicação desse material, sem comprometer suas propriedades químicas e físicas essenciais. A etapa crítica de injeção utilizando moldes complexos torna-se especialmente desafiadora devido à alta carga mineral, propensa à retenção no molde, resultando em carbonização e prejudicando a eficiência do processo. Esse comprometimento do molde acarreta em extenso retrabalho, invalidando a eficácia da modelagem por injeção e impactando negativamente a fabricação dos rotores. Outro desafio crucial é o inchamento do material causado pela absorção de combustível pela matriz polimérica, sendo particularmente crítico para os rotores, já que mesmo um leve inchamento pode resultar em bloqueios e falhas operacionais sérias. Diante desses desafios, o estudo, além de uma revisão científica substancial, recorre ao software Ansys Granta EduPack para identificar materiais com potencial de superar essas dificuldades, simplificando a tomada de decisões. O objetivo é selecionar um material alternativo para os rotores, mantendo funcionalidade e reduzindo a carga em comparação com o composto de PPS utilizado, enquanto facilita o processamento. Este estudo não apenas propõe soluções alternativas, mas também aborda de maneira direta os desafios específicos relacionados à manufatura deste produto, impulsionando o desenvolvimento de estratégias mais eficazes e sustentáveis na seleção de materiais para a indústria automotiva. Nesse contexto, os resultados da pesquisa revelam que a resina de fenol- formaldeído (PF), reforçado com 45% de fibra de vidro de alta resistência, destaca-se como a opção viável para os desafios apresentados. Além de manter, aprimora o desempenho mecânico, ao mesmo tempo que reduz os custos de produção. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::MATERIAIS NAO METALICOS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Engenharia de Materiais - EMa | por |