dc.contributor.author | Venâncio, Washington Luiz | |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T13:48:10Z | |
dc.date.available | 2024-07-15T13:48:10Z | |
dc.date.issued | 2024-03-22 | |
dc.identifier.citation | VENÂNCIO, Washington Luiz. Ensino lúdico da capoeira no ensino fundamental: análise de uma proposta realizada nas aulas de educação física. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19964. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19964 | |
dc.description.abstract | Capoeira manifests as an expression of popular culture, originating in a context of slavery and exploitation, which is resignified and transformed into a symbol of resistance and overcoming. However, despite its historical and cultural importance, the topic of capoeira is often neglected in the school environment, which should be a privileged space for its understanding. Faced with this scenario, there arises the need to explore capoeira more deeply as a tool for promoting positive social values, recognizing its playful and educational potential. Thus, the present study aimed to develop and analyze a playful proposal for teaching capoeira in Physical Education classes for a 1st-grade class of Elementary School. Through a Pedagogical Intervention, 10 classes were taught, involving 20 students enrolled in the first year of Elementary School in a municipal school in Guapiaçu-SP, in the first semester of 2023. Data analysis was carried out through the stages of Situated Phenomenon Analysis: reading of field notes, identification of relevant excerpts related to the researched theme, construction of analysis categories, and synthesis of understandings. The emerging categories were: A) Pre-existing conceptions of students regarding capoeira and educational interventions; B) Historical context and musicality of capoeira; C) Valuing ethnic-racial diversity through Afro-Brazilian culture and its bodily manifestation; D) Games for teaching capoeira; E) Anti-racist education; F) The issue of gender in capoeira. The results point to capoeira as a relevant educational tool, suggesting inclusive approaches and emphasizing active student participation. Additionally, they highlight the importance of musicality and activities adapted to the context of capoeira, explored through playfulness, as well as reflection on gender issues, evidencing challenges in the inclusion of women. These understandings open perspectives for a more comprehensive and transformative education, capable of contributing to the construction of a more equitable and empathetic society, highlighting the complexity and relevance of the topic for future research and pedagogical practices. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Capoeira | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.subject | Capoeira | por |
dc.subject | Playfulness | eng |
dc.title | Ensino lúdico da capoeira no ensino fundamental: análise de uma proposta realizada nas aulas de educação física | por |
dc.title.alternative | The playful teaching of capoeira in elementary school: analysis of a proposal conducted in physical education classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lemos, Fábio Ricardo Mizuno | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9720009502941255 | por |
dc.description.resumo | A capoeira se manifesta como uma expressão da cultura popular, originada em um contexto de escravidão e exploração, e que se ressignifica e transforma em um símbolo de resistência e superação. No entanto, apesar de sua importância histórica e cultural, o tema da capoeira é frequentemente negligenciado no ambiente escolar, que deveria ser um espaço privilegiado para sua compreensão. Diante desse cenário, surge a necessidade de explorar mais profundamente a capoeira como uma ferramenta para promover valores sociais positivos, reconhecendo seu potencial lúdico e educativo. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e analisar uma proposta lúdica de ensino de capoeira nas aulas de Educação Física para uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma Intervenção Pedagógica, foram ministradas 10 aulas, envolvendo 20 estudantes matriculados(as) no primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Guapiaçu-SP, no 1º semestre de 2023. A análise dos dados foi realizada por meio das etapas da Análise do Fenômeno Situado: leitura das notas de campo, identificação de trechos relevantes relacionados à temática pesquisada, construção de categorias de análise e síntese das compreensões. As categorias emergentes foram: A) Concepções preexistentes dos discentes em relação à capoeira e intervenções educativas; B) Contexto histórico e musicalidade da capoeira; C) Valorização da diversidade étnico-racial através da cultura afro-brasileira e da sua manifestação corporal; D) Brincadeiras para o ensino da capoeira; E) Educação antirracista; F) A questão do gênero na capoeira. Os resultados apontam a capoeira como uma ferramenta educacional relevante, sugerindo abordagens inclusivas e enfatizando a participação ativa dos alunos. Além disso, destacam a importância da musicalidade e das atividades adaptadas ao contexto da capoeira, exploradas através da ludicidade, bem como a reflexão sobre questões de gênero, evidenciando desafios na inclusão de mulheres. Essas compreensões abrem perspectivas para uma educação mais abrangente e transformadora, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e empática, ressaltando a complexidade e relevância do tema para futuras investigações e práticas pedagógicas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2252703315369989 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0001-9934-334X | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-6512-5056 | por |