Show simple item record

dc.contributor.authorAlves, Leticia Cristina
dc.date.accessioned2024-07-16T12:26:04Z
dc.date.available2024-07-16T12:26:04Z
dc.date.issued2024-03-19
dc.identifier.citationALVES, Leticia Cristina. Compreensão emocional: uma proposta para educação física na educação infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19988.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19988
dc.description.abstractAdvancement in knowledge of emotional aspects has become a pedagogical demand in the post-social isolation context. However, the concern lies in treating the subject in a meaningful way, overcoming superficial practices. Understanding that Physical Education can prove to be a promising space to address the theme of emotions and that it considers the individual in all its complexity – covering motor, social, cognitive and emotional aspects –, it was proposed to develop a teaching unit that explored emotional understanding. The objective of the present study is to analyze the process of developing and implementing a teaching unit on emotional understanding in Physical Education classes for Kindergarten Education students. The research, of a qualitative nature, adopted the action research method, in which 15 classes were implemented based on the emotions of joy, fear, sadness, disgust, surprise and anger. 20 students regularly enrolled in Kindergarten Education participated in the study. The data collection instruments included a questionnaire administered individually before and after the implementation of the didactic unit; in addition to the class diary fed from the impressions of participation and recording of images; and records produced by students through oral speech and drawings. Data from class diaries, student records and questionnaires were organized and analyzed qualitatively, through content analysis. The results demonstrate that the didactic unit, through observation, imitation and naming of expressive cues, together with reflection on the events or situations in each story and/or game that resulted in each emotion addressed, brought beneficial aspects to the progression of emotional understanding of students, especially in the recognition and external cause components. As an educational product, an authorial book was organized, containing part of the didactic unit applied in the study, in addition to organizing one book per student, with their individual productions forming an emotional book.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectCompreensão emocionalpor
dc.titleCompreensão emocional: uma proposta para educação física na educação infantilpor
dc.title.alternativeEmotional comprehension: a proposal for physical education in kindergarten educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jacomassi, Daniela Godoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699007812483790por
dc.description.resumoO avanço no conhecimento dos aspectos emocionais tornou-se uma demanda pedagógica no contexto pós-isolamento social. No entanto, a inquietação reside em tratar o assunto de maneira significativa, superando práticas superficiais. Entendendo que a Educação Física pode se revelar um espaço promissor para abordar a temática das emoções e que considera o indivíduo em toda a sua complexidade – abrangendo aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais –, propôs-se a elaboração de uma unidade didática que explorasse a compreensão emocional. O objetivo do presente estudo é analisar o processo de elaboração e implementação de uma unidade didática sobre compreensão emocional nas aulas de Educação Física para alunas e alunos da Educação Infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou o método de pesquisa-ação, na qual foram implementadas 15 aulas pautadas nas emoções de alegria, medo, tristeza, nojo, surpresa e raiva. Participaram do estudo 20 alunos regularmente matriculados na Educação Infantil. Os instrumentos de coleta de dados incluíram um questionário aplicado individualmente antes e depois da implementação da unidade didática; além do diário de aula alimentado a partir das impressões da participação e gravação de imagens; e registros produzidos pelos alunos por meio da oralidade e desenhos. Os dados provenientes dos diários de aulas, dos registros dos alunos e dos questionários foram organizados e analisados de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a unidade didática, por meio da observação, imitação e nomeação das pistas expressivas, juntamente com a reflexão sobre os eventos ou situações de cada história e/ou brincadeira que acarretaram em cada emoção abordada, trouxe aspectos benéficos para a progressão da compreensão emocional das alunas e dos alunos, especialmente nos componentes reconhecimento e causa externa. Como produto educacional, foi organizado um livro autoral, contendo parte da unidade didática aplicada no estudo, além de ser organizado um livro por aluno, com suas produções individuais formando um emocionário.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3269657277864891por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0002-0998-6454por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7043-7529por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil