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A historicidade biológica da cor da pele dos seres humanos
dc.contributor.author | Campos, Vitória Emanoely Castro | |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T12:55:18Z | |
dc.date.available | 2024-07-16T12:55:18Z | |
dc.date.issued | 2024-03-13 | |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Vitória Emanoely Castro. A historicidade biológica da cor da pele dos seres humanos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19992. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/19992 | |
dc.description.abstract | Skin color is one of the most notable physical characteristics in individuals, and is often used to create stereotypes of inferiority, reinforcing prejudices and racism. According to the Demographic Census carried out by IBGE, in 2022, considering the race-color aspect, 45.30% of Brazilians declare themselves mixed race and 10.20% declare themselves black. The black population (the sum of browns and blacks) therefore represents 55.50% of Brazilians. Understanding the history and biology of different skin tones, as well as the ancient civilizations that preceded us, is of fundamental importance for breaking paradigms created based on certain phenotypes. Observing the absence of discussion of ethnic-racial relations in Biological Sciences disciplines, the present work aims to discuss the contributions of human evolution studies to the understanding of the biological historicity that explains the skin color of human beings. As a result, an informative booklet was produced on this topic, to scientifically disseminate the content to, mainly, young audiences. In order to collaborate with an anti-racist education perspective, the objective is that such knowledge becomes curricular content in Basic Education schools and Higher Education courses. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciências Biológicas | por |
dc.subject | Evolução Humana | por |
dc.subject | Relações Étnico-raciais | por |
dc.subject | Educação Antirracista | por |
dc.subject | Biological Sciences | eng |
dc.subject | Human evolution | eng |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | Anti-Racist Education | eng |
dc.title | A historicidade biológica da cor da pele dos seres humanos | por |
dc.title.alternative | The biological historicity of human skin color | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Mariana Martha de Cerqueira Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6083262350667325 | por |
dc.description.resumo | A cor da pele é uma das características físicas mais notáveis nos indivíduos, sendo utilizada muitas vezes para a criação de estereótipos de inferioridade, reforçando preconceitos e o racismo. Segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2022, considerando o quesito raça-cor, 45,30% de brasileiros se autodeclaram pardos e 10,20% se autodeclaram pretos. A população negra (somatória de pardos e pretos) representa, portanto, 55,50% dos brasileiros. Entender a história e a biologia dos diferentes tons de pele, assim como das antigas civilizações que nos antecederam, é de fundamental importância para o rompimento de paradigmas criados em função de determinados fenótipos. Observando a ausência das discussões das relações étnico-raciais nas disciplinas de Ciências Biológicas, o presente trabalho tem como objetivo discutir as contribuições dos estudos de evolução humana para o entendimento da historicidade biológica que explica a cor da pele dos seres humanos. Como resultado, foi feita a produção de um livreto informativo sobre o presente tema, para divulgação científica do conteúdo para, principalmente, o público jovem. Em vista de colaborar com uma perspectiva de educação antirracista, objetiva-se que tais conhecimentos tornem-se conteúdo curricular nas escolas de Educação Básica e cursos de Ensino Superior. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9714683481442492 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3445-7271 | por |