Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Danilo Teodoro Cintra
dc.date.accessioned2024-07-16T14:33:57Z
dc.date.available2024-07-16T14:33:57Z
dc.date.issued2024-03-20
dc.identifier.citationSILVA, Danilo Teodoro Cintra. A realidade virtual nas aulas de educação física escolar: das situações limites ao inédito viável. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20006.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20006
dc.description.abstractEducational technologies have seen significant advancements in recent years, with their incorporation being regulated in 2018 in the National Common Curricular Base in Brazil. However, various reasons underlie the challenges and limitations to the democratization and critical, sustainable appropriation of these technologies, particularly in public schools in Brazil. Given this scenario, this study aimed to investigate the limitations and possibilities in the incorporation of activities using virtual reality glasses in school Physical Education classes. Participants in this research were first-grade students from a municipal school in the city of Franca, São Paulo. The methodological procedures included the development of a didactic unit consisting of eight lessons focused on the use of virtual reality glasses (VR Box) as an intervention, through electronic games in mobile applications. Data collection involved class journals and recordings. Class journals were compiled after each lesson to record the main events that occurred during the classes. To better analyze the events, all classes were recorded via video to identify any bodily manifestations that journals and audio recordings alone might not capture. Data analysis from class journals and recordings was conducted qualitatively, drawing upon Freireanos concepts of limit-situations and feasible novelties. At the end of the study limitations, and possibilities of using virtual reality glasses in Physical Education classes were identified through participants' reports and other events during the classes. At the end, aiming to disseminate the entire research journey and the results we achieved, we developed an animation in the "Draw my life" style as an educational product derived from this dissertation.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectRealidade expandidapor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectJogos eletrônicospor
dc.subjectCorpo e tecnologiapor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.titleA realidade virtual nas aulas de educação física escolar: das situações limites ao inédito viávelpor
dc.title.alternativeLa realidad virtual en las clases de educación física escolar: de las situaciones límite a lo inédito viablespa
dc.title.alternativeVirtual Reality in School Physical Education Classes: From Limit Situations to the Feasible Unprecedentedeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Jacomassi, Daniela Godoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699007812483790por
dc.description.resumoAs tecnologias educacionais tiveram um grande avanço nos últimos anos com sua inserção sendo regulamentada, em 2018, na Base Nacional Comum Curricular. Contudo, há vários motivos que permeiam os desafios e limites para a democratização e a apropriação crítica e sustentável dessas tecnologias, sobretudo nas escolas públicas do Brasil. Diante deste cenário, este trabalho teve como objetivo investigar as limitações e as possibilidades na incorporação de atividades com os óculos de realidade virtual nas aulas de Educação Física escolar do 1°ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal na cidade de Franca - SP. Os procedimentos metodológicos incluíram a elaboração de uma unidade didática constituída por oito aulas voltadas para utilização dos óculos de realidade virtual (VR Box) como forma de intervenção, por meio de jogos eletrônicos em aplicativos de celular. Para a coleta de dados, foram realizados diários de aula e filmagens. Os diários de aula foram elaborados após a realização de cada aula e tiveram como objetivo registrar os principais eventos ocorridos durante as aulas. Para melhor análise dos eventos ocorridos, todas as aulas foram registradas por meio de filmagens para que fosse possível identificar eventuais manifestações corporais, que apenas os diários de aula e os áudios não captariam. A análise dos dados provenientes dos diários de aula e das filmagens foi realizada de forma qualitativa, por meio dos conceitos Freireanos das situações-limites e inédito-viável. Verificou-se ao final do estudo algumas limitações e possibilidades do uso dos óculos de realidade virtual nas aulas de Educação Física, por meio dos relatos dos(as) participantes e demais eventos ocorridos durante as aulas. Ao final, com o intuito de divulgar toda a trajetória da pesquisa e os resultados que obtivemos, elaboramos uma animação no estilo “Draw my life” como produto educacional derivado dessa dissertação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://lattes.cnpq.br/9401634234043083por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0009-0006-1871-9330por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7043-7529por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil