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dc.contributor.authorSalustiano, Olívia Borges
dc.date.accessioned2024-07-17T13:46:51Z
dc.date.available2024-07-17T13:46:51Z
dc.date.issued2024-05-28
dc.identifier.citationSALUSTIANO, Olívia Borges. Entre pressões e desafios: uma análise sobre a relação entre saúde mental e o trabalho de professores da educação básica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20050.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20050
dc.description.abstractThe purpose of this research is to examine the subjective and mental health conditions of teachers who work in the basic education system in the city of São Carlos, located in the interior of São Paulo, and to investigate how such conditions are linked to work circumstances and experiences of the school environment. The interest in this topic emerged from the researcher's empirical observations during her internship at the City Hall of São Carlos, in 2022, in the area of People Management, when she noticed a significant number of medical certificates and licenses related to mental health problems, particularly among workers at the Department of Education. Furthermore, on other occasions, during direct interactions with these education professionals, arising from their various internship assignments, it was again found that their complaints often included high levels of stress and emotional overload. The methodological approach essentially consisted of two phases. The first phase involved the application of an online questionnaire, with the aim of measuring the degree of stress perceived in the work environment by teachers regarding various aspects. The second phase consisted of semi-structured interviews, divided into three parts: 1) interviewee profile, 2) professional experiences and 3) personal life and health, with questions prepared considering the most relevant aspects identified in the questionnaire. The interviews aimed to explore both aspects of the participants' professional and personal lives, analyzing again the issue of stress at work, emotional burden and perceived pressures, in addition to identifying possible health problems related to professional practice in the interviewees' view. It was evidenced that teachers in the municipal basic education network in São Carlos-SP face several challenges in their working conditions that directly affect their mental well-being. Among the main obstacles identified are excessive workload, low payment, lack of valuation of the profession, poor physical structure of the work environment and lack of material resources.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleEntre pressões e desafios: uma análise sobre a relação entre saúde mental e o trabalho de professores da educação básicapor
dc.title.alternativeBetween pressures and challenges: an analysis of the relationship between mental health and the work of basic education teacherseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pires, Aline Suelen
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8860270341724853por
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa é examinar as condições subjetivas e de saúde mental dos docentes que atuam na rede de ensino básico da cidade de São Carlos, situada no interior paulista, e investigar de que maneira tais condições se vinculam às circunstâncias laborais e às vivências experimentadas no ambiente escolar. O interesse por este tópico emergiu a partir das observações empíricas da pesquisadora durante seu estágio na Prefeitura Municipal de São Carlos, em 2022, na área de Gestão de Pessoas, quando notou um significativo número de atestados médicos e licenças relacionadas a problemas de saúde mental, particularmente entre os trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, em outras ocasiões, durante interações diretas com esses profissionais da educação, decorrentes de suas diversas atribuições no estágio, constatou-se novamente que suas queixas frequentemente abrangiam elevados níveis de estresse e sobrecarga emocional. A abordagem metodológica consistiu essencialmente em duas fases. A primeira fase envolveu a aplicação de um questionário online, com o intuito de mensurar o grau de estresse percebido no ambiente de trabalho pelos professores acerca de diversos aspectos. A segunda fase consistiu em entrevistas semiestruturadas, divididas em três partes: 1) perfil do entrevistado, 2) experiências profissionais e 3) vida pessoal e saúde, com perguntas elaboradas considerando os aspectos mais relevantes identificados no questionário. As entrevistas visavam um aprofundamento tanto nos aspectos da vida profissional quanto da vida pessoal dos participantes, analisando novamente a questão do estresse no trabalho, carga emocional e pressões percebidas, além de identificar possíveis problemas de saúde relacionados à prática profissional na visão dos entrevistados. Foi evidenciado que os professores da rede municipal de ensino básico de São Carlos-SP enfrentam diversos desafios nas suas condições de trabalho que afetam diretamente seu bem estar mental. Entre os principais obstáculos identificados estão o excesso de carga de trabalho, baixa remuneração, a desvalorização da profissão, má estrutura física do ambiente de trabalho e falta de recursos materiais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7416335894549745por
dc.publisher.courseCiências Sociais - CSopor


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