Show simple item record

dc.contributor.authorVieira, Thiago José dos Santos
dc.date.accessioned2024-07-18T13:07:13Z
dc.date.available2024-07-18T13:07:13Z
dc.date.issued2024-04-30
dc.identifier.citationVIEIRA, Thiago José dos Santos. Otimização do roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações para o transporte aéreo não regular. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20099.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20099
dc.description.abstractThis dissertation addresses aircraft routing problems with crew pairing in the context of non-scheduled air transportation. These problems involve complex decisions in a highly dynamic and costly environment, where various civil aviation regulations must be followed. There is a lack of operations research literature on non-scheduled air transportation, and this type of service has significant differences from conventional (scheduled) transportation. Overall, this research covers real-world problems of two companies belonging to the sector, categorized in academia as a dial-a-flight problem and an aircraft recovery problem. The first refers to fractional ownership services with private aircraft sharing. In this scenario, the customer owns an equity part of aircraft managed by an airline, which entitles him/her to fly a certain amount of miles during the period. We proposed a detailed optimization model, MIP-based heuristics and an exact branch-and-price algorithm. The second problem refers to a rescheduling (recovery) of flights as a way to mitigate the damage arising from past disruptions (adverse weather conditions, mechanical failures, etc.). Given a flight timetable, we need to determine new departure times, redesign routes, reassign flights to different aircraft, and examine potential flight cancellations. We formulated network-flow, event-based and discrete-time models. Additionally, we developed tailored constructive and improvement heuristics. To verify the adequacy and coherence of the approaches, several experiments were performed with real-life data. In the first problem, all instances were solved optimally, and in the second, we were able to generate effective reschedules without canceling flights, in relatively short computing times.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte aéreo não regularpor
dc.subjectTransporte aéreo sob demandapor
dc.subjectReprogramação de aeronavespor
dc.subjectEmparelhamento de tripulaçõespor
dc.subjectRoteamento de aeronavespor
dc.subjectNon-scheduled air transportationeng
dc.subjectDial-a-flight problemeng
dc.subjectAircraft recovery problemeng
dc.subjectCrew pairingeng
dc.subjectAircraft routingeng
dc.titleOtimização do roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações para o transporte aéreo não regularpor
dc.title.alternativeOptimization of aircraft routing with crew pairing for non-scheduled air transportationeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Munari, Pedro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328868140869976por
dc.contributor.advisor-co1Morabito, Reinaldo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194801952934254por
dc.description.resumoEsta tese aborda problemas de roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações no âmbito do transporte aéreo não regular. Esses problemas englobam decisões complexas num ambiente altamente dinâmico e custoso, onde várias regras da aviação civil devem ser respeitadas. Há uma escassez na literatura da Pesquisa Operacional a respeito do transporte aéreo não regular, que possui diferenças significativas ao do transporte convencional (regular). Ao todo, esta pesquisa abrange problemáticas reais de duas empresas pertencentes ao setor, categorizadas no meio acadêmico como Problemas de Reserva de Voos e de Recuperação de Aeronaves. O primeiro remete aos serviços de voos sob demanda com o compartilhamento de aeronaves privadas. Neste, o cliente tem posse de uma parte patrimonial da aeronave que fica sob os cuidados da companhia aérea, o que lhe dá direito a uma certa quantia de milhas no período. Nós propusemos um modelo de otimização bem detalhado, métodos heurísticos de programação matemática, como também um método exato de ramificação e preço. O segundo problema refere-se à reprogramação (recuperação) de voos como forma de mitigar o prejuízo oriundo de interrupções passadas (condições climáticas, avarias mecânicas, etc.). A partir de uma tabela de voos pré-definida, são determinados novos horários de decolagem, novas rotas, a realocação de voos às aeronaves, assim como os possíveis cancelamentos dos voos. Nós elaboramos formulações de rede de fluxo, baseada em eventos de decolagem e com tempo discreto. Ademais, desenvolvemos heurísticas construtivas e de melhoria, feitas sob medida. Para verificar a adequação e a coerência das abordagens, foram realizados vários experimentos com dados reais. No primeiro problema, conseguimos resolver todos os exemplares na otimalidade, e no segundo, fomos capazes de gerar reprogramações efetivas, sem cancelamento de voos, em tempos computacionais relativamente curtos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2020/11602-5, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.description.sponsorshipIdCódigo 001, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0853017869854389por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0001-9186-8769por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5929-593Xpor
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3948-305Xpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil