dc.contributor.author | Vieira, Thiago José dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T13:07:13Z | |
dc.date.available | 2024-07-18T13:07:13Z | |
dc.date.issued | 2024-04-30 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Thiago José dos Santos. Otimização do roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações para o transporte aéreo não regular. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20099. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20099 | |
dc.description.abstract | This dissertation addresses aircraft routing problems with crew pairing in the context of non-scheduled air transportation. These problems involve complex decisions in a highly dynamic and costly environment, where various civil aviation regulations must be followed. There is a lack of operations research literature on non-scheduled air transportation, and this type of service has significant differences from conventional (scheduled) transportation. Overall, this research covers real-world problems of two companies belonging to the sector, categorized in academia as a dial-a-flight problem and an aircraft recovery problem. The first refers to fractional ownership services with private aircraft sharing. In this scenario, the customer owns an equity part of aircraft managed by an airline, which entitles him/her to fly a certain amount of miles during the period. We proposed a detailed optimization model, MIP-based heuristics and an exact branch-and-price algorithm. The second problem refers to a rescheduling (recovery) of flights as a way to mitigate the damage arising from past disruptions (adverse weather conditions, mechanical failures, etc.). Given a flight timetable, we need to determine new departure times, redesign routes, reassign flights to different aircraft, and examine potential flight cancellations. We formulated network-flow, event-based and discrete-time models. Additionally, we developed tailored constructive and improvement heuristics. To verify the adequacy and coherence of the approaches, several experiments were performed with real-life data. In the first problem, all instances were solved optimally, and in the second, we were able to generate effective reschedules without canceling flights, in relatively short computing times. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transporte aéreo não regular | por |
dc.subject | Transporte aéreo sob demanda | por |
dc.subject | Reprogramação de aeronaves | por |
dc.subject | Emparelhamento de tripulações | por |
dc.subject | Roteamento de aeronaves | por |
dc.subject | Non-scheduled air transportation | eng |
dc.subject | Dial-a-flight problem | eng |
dc.subject | Aircraft recovery problem | eng |
dc.subject | Crew pairing | eng |
dc.subject | Aircraft routing | eng |
dc.title | Otimização do roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações para o transporte aéreo não regular | por |
dc.title.alternative | Optimization of aircraft routing with crew pairing for non-scheduled air transportation | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Munari, Pedro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1328868140869976 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Morabito, Reinaldo | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4194801952934254 | por |
dc.description.resumo | Esta tese aborda problemas de roteamento de aeronaves com emparelhamento de tripulações no âmbito do transporte aéreo não regular. Esses problemas englobam decisões complexas num ambiente altamente dinâmico e custoso, onde várias regras da aviação civil devem ser respeitadas. Há uma escassez na literatura da Pesquisa Operacional a respeito do transporte aéreo não regular, que possui diferenças significativas ao do transporte convencional (regular). Ao todo, esta pesquisa abrange problemáticas reais de duas empresas pertencentes ao setor, categorizadas no meio acadêmico como Problemas de Reserva de Voos e de Recuperação de Aeronaves. O primeiro remete aos serviços de voos sob demanda com o compartilhamento de aeronaves privadas. Neste, o cliente tem posse de uma parte patrimonial da aeronave que fica sob os cuidados da companhia aérea, o que lhe dá direito a uma certa quantia de milhas no período. Nós propusemos um modelo de otimização bem detalhado, métodos heurísticos de programação matemática, como também um método exato de ramificação e preço. O segundo problema refere-se à reprogramação (recuperação) de voos como forma de mitigar o prejuízo oriundo de interrupções passadas (condições climáticas, avarias mecânicas, etc.). A partir de uma tabela de voos pré-definida, são determinados novos horários de decolagem, novas rotas, a realocação de voos às aeronaves, assim como os possíveis cancelamentos dos voos. Nós elaboramos formulações de rede de fluxo, baseada em eventos de decolagem e com tempo discreto. Ademais, desenvolvemos heurísticas construtivas e de melhoria, feitas sob medida. Para verificar a adequação e a coerência das abordagens, foram realizados vários experimentos com dados reais. No primeiro problema, conseguimos resolver todos os exemplares na otimalidade, e no segundo, fomos capazes de gerar reprogramações efetivas, sem cancelamento de voos, em tempos computacionais relativamente curtos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | Processo nº 2020/11602-5, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | por |
dc.description.sponsorshipId | Código 001, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0853017869854389 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0000-0001-9186-8769 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-5929-593X | por |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3948-305X | por |