Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAmaral, Raisa Carolina Carvalho do
dc.date.accessioned2024-07-19T18:40:30Z
dc.date.available2024-07-19T18:40:30Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.identifier.citationAMARAL, Raisa Carolina Carvalho do. Dialogando com intelectuais negras nas relações raciais: memórias, narrativas e trajetórias. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20191.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20191
dc.description.abstractBrazil being a slave country, where black women have been subjected to violence and unequal treatment that permeates society to this day. In this sense, in search of means of survival and fight against racial prejudice and discrimination, one sees in education an alternative for the valorization of African, AfroBrazilian and indigenous culture, drawn in the historical, social and anthropological dimensions of the reality of the country, such as as the need for a reeducation based on ancestral memories and inheritance. Understanding the need for thematic approaches to Race Relations and Gender in the school environment, cultural and community spaces with children and adolescents, based on social, political, economic, cultural, among others, education is important in the context of an egalitarian and in the critical formation of these subjects. With the urgency of approaching the references and the protagonism of black women, such as their powers and intellectualities, this work refers to the narrative of a black woman as a student of Biological Sciences dialoguing with other black intellectuals seeking to identify solutions and perspectives for women black society, education, and education, as well as their contributions to the anti-racist, sexist, and gender equity struggle.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulheres Negraspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAntirracismopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEquidadepor
dc.subjectBlack Womeneng
dc.subjectAnti-racist Educationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectEquityeng
dc.titleDialogando com intelectuais negras nas relações raciais: memórias, narrativas e trajetóriaspor
dc.title.alternativeDialoguing with black intellectuals in racial relations: memories, narratives, and trajectorieseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Viviane Melo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4827331651090223por
dc.description.resumoO Brasil sendo um país escravocrata, onde mulheres negras foram submetidas a violências e tratamentos desigual que permeiam na sociedade até os dias de hoje. Nesse sentido, em busca de meios de sobrevivência e luta contra preconceitos e discriminações raciais, vê se na educação uma alternativa para a valorização da cultura africana, afro-brasileira e indígena, traçada nas dimensões históricas, sociais e antropológicas da realidade do país, tal como a necessidade de uma reeducação pautada nas memórias e heranças ancestrais. Compreendendo a necessidade das abordagens temáticas de Relações Raciais e Gênero no ambiente escolar, espaços culturais e comunitários com crianças e adolescentes, embasadas em aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, entre outros, a educação se mostra importante no âmbito de uma educação igualitária e na formação critica desses sujeitos. Com a urgência de aproximar as referências e o protagonismo de mulheres negras, tais como suas potencias e intelectualidades, esse trabalho refere-se a narrativa de uma mulher negra enquanto estudante de Ciências Biológicas dialogando com outras intelectuais negras buscando identificar soluções e perspectivas para a mulher negra na sociedade, na educação e na formação acadêmica, tal como suas contribuições na luta antirracista, sexista e de equidade de gênero.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8875376252729214por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1368-1883por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil