dc.contributor.author | Mattos, Kelly Botelho Assis | |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T17:26:40Z | |
dc.date.available | 2024-07-22T17:26:40Z | |
dc.date.issued | 2024-03-22 | |
dc.identifier.citation | MATTOS, Kelly Botelho Assis. Se essa rua fosse minha: Construção de uma Pedagogia da Rua dialógica nas aulas de educação física. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20207. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20207 | |
dc.description.abstract | This research proposal stems from our concerns regarding the high dropout rate of Physical Education classes among students in the final years of Elementary School. Based on these concerns, we set out to reflect on the pedagogical potential of rescuing and building a dialogical approach to collective sports, through the principles of the Pedagogy of the Street. This "street" is understood both metaphorically and literally. The research question is presented as follows: "What educational processes emerge from an intervention based on the pedagogy of the street?". The main objective of this research is to analyze the educational processes that emerge from the implementation of a didactic unit guided by the Pedagogy of the Street in a dialogical perspective with an 8th grade class of Elementary School. This is a qualitative research of the strategic action-research type, developed by the teacher-researcher herself, through the implementation of a didactic unit composed of nine sessions with the participating class. The instrument used for data production was the Class Diary, with the sources for the records being participant observation and audio and video recordings produced during the sessions, including conversation circles. The next step, data analysis, was carried out through coding categories, in three moments: organization and reading of the collected documents, coding and finally categorization. The results and their analysis are organized into two main Freire’s theoretical categories; Limit Situations and Viable Unprecedented, and their respective subcategories, being Banking Conception, Gender Prejudices and Competitiveness for the Limit Situations category and Dialogicity and Perceived Highlighted for the Viable Unprecedented category. In the first reflections, it was possible to verify that the banking conception of education showed itself as a limiting factor for the participating class to experience humanizing educational processes; gender oppressions appear as one of the biggest obstacles in the expansion of experiences, as well as the exacerbated competitiveness imposed, especially by the most experienced students. In the second category, we highlight that the understanding of educational processes for an engaged participation strengthened the class's bonds of understanding. We consider that Dialogicity played a fundamental role in the educational processes that emerged from the proposed research. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Pedagogia da Rua | por |
dc.subject | Dialogicidade | por |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Pedagogy of the Street | eng |
dc.subject | Dialogicity | eng |
dc.title | Se essa rua fosse minha: Construção de uma Pedagogia da Rua dialógica nas aulas de educação física | por |
dc.title.alternative | If this street were mine: Building a dialogical Street Pedagogyin physical education classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Junior, Osmar Moreira de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9176123942671062 | por |
dc.description.resumo | A proposta desta pesquisa surge de nossas inquietações em relação ao afastamento das aulas de Educação Física de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Partindo dessas inquietações, debruçamo-nos na reflexão sobre o potencial pedagógico do resgate e a construção dialógica de grandes jogos, por meio dos princípios da Pedagogia da Rua, sendo essa “rua” assumida tanto dentro de uma perspectiva metafórica como também real. O problema da pesquisa é apresentado com a seguinte pergunta: “Quais processos educativos emergem de uma intervenção a partir da pedagogia da rua?”. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos educativos emergentes da implementação de uma unidade didática orientada pela Pedagogia da Rua em uma perspectiva dialógica com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação estratégica desenvolvida pela própria professora-pesquisadora, por meio da implementação de uma unidade didática compostas por 9 aulas com a turma participante. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o Diário de Aula, tendo como fontes para os registros a observação participante e gravações de áudios e vídeos produzidos durante as aulas que incluem as rodas de conversa. A etapa de análise dos dados foi realizada por meio de categorias de codificação, em três momentos: a organização e leituras dos documentos coletados, a codificação e, por último, a categorização. Os resultados e a sua análise estão organizados em duas grandes categorias teóricas freirianas; Situações-limite e Inédito Viável, e suas respectivas subcategorias, sendo Concepção Bancária, Preconceitos de gênero e Competitividade para a categoria Situações-limite e Dialogicidade e Percebido destacado para a categoria Inédito-viável. Nas primeiras reflexões, foi possível constatar que a concepção bancária de educação se mostrava como um limitante para que a turma participante vivenciasse processos educativos humanizadores; as opressões de gênero aparecem como um dos maiores entraves na ampliação das experiências, assim como a competitividade exacerbada impetrada, sobretudo, pelos/as alunos/as mais experientes. Na segunda categoria, destacamos que a compreensão dos processos educativos para uma participação engajada e de todos/as, fortaleceu os laços de compreensão da turma. Consideramos que a Dialogicidade teve papel fundamental nos processos educativos que emergiram da pesquisa proposta. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | https://lattes.cnpq.br/2212131644879978 | por |
dc.contributor.authororcid | https://orcid.org/0009-0001-9021-3813 | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-2915-5634 | por |