Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPinto, Guilherme do Amaral Reis
dc.date.accessioned2024-07-24T18:04:52Zeng
dc.date.available2024-07-24T18:04:52Zeng
dc.date.issued2024-02-08eng
dc.identifier.citationPINTO, Guilherme do Amaral Reis. Sistemas de associação entre plantas, fungos e abelhas para a percepção da biodiversidade no ensino de biologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20229.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20229por
dc.description.abstractThe lack of awareness regarding certain groups, such as plants, represents a significant challenge in Biology education. This issue is underscored by pedagogical approaches that are overly focused on content-based activities, often leading to decontextualized or inadequate presentations that fail to effectively showcase their diversity in a broader scope. The perception of species and their unique attributes is intricately linked to cognitive and cultural processes, influencing interest in studying and implementing conservation policies for these organisms. Given the close association of fungi and bees with plants, their portrayal in educational materials can significantly impact botanical and biodiversity awareness. Through documentary research and discursive textual analysis, this investigation revealed that plants, fungi, bees, and their ecological association systems are underrepresented in the Currículo em Ação textbooks, which are part of the Currículo Paulista pedagogic materials. Activities within these materials often employ limited approaches, exhibit conceptual errors, and rely on obsolete biological models. Despite these shortcomings, we identified certain activities with the potential for integrated, meaningful, problematizing, and interdisciplinary teaching. These activities involve the incorporation of traditional and indigenous knowledge about plants, fungi, and bees. However, realizing this potential necessitates a comprehensive restructuring of the Novo Ensino Médio education system and the associated curricular materials.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpercepção botânicapor
dc.subjectCegueira botânicapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectCurrículo paulistapor
dc.subjectPlant awareness disparityeng
dc.subjectPlant blindnesseng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.titleSistemas de associação entre plantas, fungos e abelhas para a percepção da biodiversidade no ensino de biologiapor
dc.title.alternativeAssociation systems between plants, fungi, and bees: the perception of biodiversity in biology educationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Montagnolli, Renato Nallin
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7455124733755299por
dc.contributor.advisor-co1Nocelli, Roberta Cornélio Ferreira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934724759636382por
dc.description.resumoA impercepção de determinados grupos de seres vivos, como as plantas, é um problema evidenciado pelo ensino de Biologia e produto de abordagens pedagógicas conteudistas, descontextualizadas ou que simplesmente não representam esses organismos. Processos cognitivos e culturais estão envolvidos na percepção, sendo que cada espécie e seus atributos particulares são percebidos de diferentes maneiras, modulando o interesse pelo seu estudo e as políticas de conservação. Os fungos e as abelhas são intimamente associados às plantas, portanto, a forma como são representados em materiais curriculares pode influenciar também a percepção da biodiversidade desses grupos. A partir de uma pesquisa documental e com base na análise textual discursiva, verificou-se a representação de plantas, fungos, abelhas e seus sistemas de associação ecológicas no Currículo em Ação, material didático do Currículo Paulista. Os organismos de estudo e seus processos biológicos estão sub-representados e envolvidos em atividades com abordagens limitadas, erros conceituais e modelos biológicos obsoletos. Ainda assim, foi possível identificar potenciais para um ensino integrado, significativo, problematizador e interdisciplinar, incluindo a valorização de conhecimentos tradicionais e indígenas sobre plantas, fungos e abelhas. Contudo, isso requer a reestruturação da proposta do Novo Ensino Médio e dos materiais curriculares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9208157911103313por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil