dc.contributor.author | Pinto, Guilherme do Amaral Reis | |
dc.date.accessioned | 2024-07-24T18:04:52Z | eng |
dc.date.available | 2024-07-24T18:04:52Z | eng |
dc.date.issued | 2024-02-08 | eng |
dc.identifier.citation | PINTO, Guilherme do Amaral Reis. Sistemas de associação entre plantas, fungos e abelhas para a percepção da biodiversidade no ensino de biologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20229. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20229 | por |
dc.description.abstract | The lack of awareness regarding certain groups, such as plants, represents a significant challenge in Biology education. This issue is underscored by pedagogical approaches that are overly focused on content-based activities, often leading to decontextualized or inadequate presentations that fail to effectively showcase their diversity in a broader scope. The perception of species and their unique attributes is intricately linked to cognitive and cultural processes, influencing interest in studying and implementing conservation policies for these organisms. Given the close association of fungi and bees with plants, their portrayal in educational materials can significantly impact botanical and biodiversity awareness. Through documentary research and discursive textual analysis, this investigation revealed that plants, fungi, bees, and their ecological association systems are underrepresented in the Currículo em Ação textbooks, which are part of the Currículo Paulista pedagogic materials. Activities within these materials often employ limited approaches, exhibit conceptual errors, and rely on obsolete biological models. Despite these shortcomings, we identified certain activities with the potential for integrated, meaningful, problematizing, and interdisciplinary teaching. These activities involve the incorporation of traditional and indigenous knowledge about plants, fungi, and bees. However, realizing this potential necessitates a comprehensive restructuring of the Novo Ensino Médio education system and the associated curricular materials. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Impercepção botânica | por |
dc.subject | Cegueira botânica | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Currículo paulista | por |
dc.subject | Plant awareness disparity | eng |
dc.subject | Plant blindness | eng |
dc.subject | Science education | eng |
dc.subject | School curriculum | eng |
dc.title | Sistemas de associação entre plantas, fungos e abelhas para a percepção da biodiversidade no ensino de biologia | por |
dc.title.alternative | Association systems between plants, fungi, and bees: the perception of biodiversity in biology education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Montagnolli, Renato Nallin | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7455124733755299 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Nocelli, Roberta Cornélio Ferreira | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8934724759636382 | por |
dc.description.resumo | A impercepção de determinados grupos de seres vivos, como as plantas, é um problema evidenciado pelo ensino de Biologia e produto de abordagens pedagógicas conteudistas, descontextualizadas ou que simplesmente não representam esses organismos. Processos cognitivos e culturais estão envolvidos na percepção, sendo que cada espécie e seus atributos particulares são percebidos de diferentes maneiras, modulando o interesse pelo seu estudo e as políticas de conservação. Os fungos e as abelhas são intimamente associados às plantas, portanto, a forma como são representados em materiais curriculares pode influenciar também a percepção da biodiversidade desses grupos. A partir de uma pesquisa documental e com base na análise textual discursiva, verificou-se a representação de plantas, fungos, abelhas e seus sistemas de associação ecológicas no Currículo em Ação, material didático do Currículo Paulista. Os organismos de estudo e seus processos biológicos estão sub-representados e envolvidos em atividades com abordagens limitadas, erros conceituais e modelos biológicos obsoletos. Ainda assim, foi possível identificar potenciais para um ensino integrado, significativo, problematizador e interdisciplinar, incluindo a valorização de conhecimentos tradicionais e indígenas sobre plantas, fungos e abelhas. Contudo, isso requer a reestruturação da proposta do Novo Ensino Médio e dos materiais curriculares. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9208157911103313 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-Ar | por |