dc.contributor.author | Kretikouski, Daiane Cristina Ottaviani | |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T12:19:00Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T12:19:00Z | |
dc.date.issued | 2024-07-12 | |
dc.identifier.citation | KRETIKOUSKI, Daiane Cristina Ottaviani. O uso dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20314. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20314 | |
dc.description.abstract | This work is a bibliographical research, with the objective of analyzing the
contribution that the use of games and games provide in the process of
literacy and literacy. Playing is well accepted when we think about Education
Childish, however, this perspective changes when six-year-old children
They move from this stage to the initial years of Elementary School. The children apparently
leave the context of a “playing” child for a rigid teaching environment, with
focus on literacy and literacy. Therefore, how does this transition appear for
they? How are they received in this new teaching and learning context? What are the
benefits that games, toys and activities present during this process? Which is
impact that the teacher's positioning brings in the face of differences and the transition of these two
phases? The questions presented in this Course Completion Work will be clarified
with emphasis on authors such as Magda Soares, Maria Iolanda Monteiro and Marlene Carvalho
(to support the concepts of literacy and literacy), Douglas Aparecido de
Campos, Maria Aparecida Mello and Tizuko Morchida Kishimoto (who point out the importance
of games, toys and games), Claude Lessard, Maurice Tardif and Regina Puccinelli
Tancredi (which highlights the actions, faced with the difficulties of everyday teaching, as well as
the transition from Early Childhood Education to the early years of Elementary School). The collection of
research began in 2022 and in order to delimit the research subject, we chose
in carrying out a selection through two online databases, such as the Scielo database and the
UFSCar Institutional Repository. It is understood that games and activities are strong allies
not only in the literacy and literacy process, but they contribute significantly
when it is articulated with the content in a systematic way by the teacher. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Brincadeira | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.title | O uso dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramento | por |
dc.title.alternative | The use of games and play in the process of literacy and literacy | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Maria Iolanda | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4189205834370563 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar a
contribuição que os uso dos jogos e das brincadeiras proporcionam no processo de
alfabetização e letramento. O brincar se mostra bem aceito quando pensamos na Educação
Infantil, no entanto, essa perspectiva se modifica quando as crianças com seis anos de idade
passam dessa etapa para os anos iniciais do Ensino Fundamental. As crianças aparentemente
saem de um contexto de criança do “brincar”, para um ambiente de ensino engessado, com
foco na alfabetização e no letramento. Desse modo, como essa transição se apresenta para
elas? Como elas são recepcionadas nesse novo contexto de ensino e aprendizagem? Quais os
benefícios que os jogos, brinquedos e brincadeiras apresentam durante esse processo? Qual o
impacto que o posicionamento do docente traz frente às diferenças e a transição destas duas
etapas? As questões apresentadas neste Trabalho de Conclusão de Curso serão esclarecidas
com destaque em autores como, Magda Soares, Maria Iolanda Monteiro e Marlene Carvalho
(para fundamentar os conceitos de alfabetização e letramento), Douglas Aparecido de
Campos, Maria Aparecida Mello e Tizuko Morchida Kishimoto (que apontam a importância
dos jogos, brinquedos e brincadeiras), Claude Lessard, Maurice Tardif e Regina Puccinelli
Tancredi (que destacam sobre as ações, frente às dificuldades do dia a dia docente, bem como
a transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental). A coleta da
pesquisa teve início no ano de 2022 e com intuito de delimitar o assunto de pesquisa, optamos
em realizar um recorte através de duas bases de dados on-line, como a base da Scielo e o
Repositório Institucional UFSCar. Entende-se que os jogos e as brincadeiras são fortes aliados
não só no processo de alfabetização e letramento, mas contribuem de forma significativa
quando ocorre articulado com o conteúdo de forma sistematizada pelo docente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4534-1437 | por |