Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorKretikouski, Daiane Cristina Ottaviani
dc.date.accessioned2024-08-08T12:19:00Z
dc.date.available2024-08-08T12:19:00Z
dc.date.issued2024-07-12
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20314
dc.description.abstractThis work is a bibliographical research, with the objective of analyzing the contribution that the use of games and games provide in the process of literacy and literacy. Playing is well accepted when we think about Education Childish, however, this perspective changes when six-year-old children They move from this stage to the initial years of Elementary School. The children apparently leave the context of a “playing” child for a rigid teaching environment, with focus on literacy and literacy. Therefore, how does this transition appear for they? How are they received in this new teaching and learning context? What are the benefits that games, toys and activities present during this process? Which is impact that the teacher's positioning brings in the face of differences and the transition of these two phases? The questions presented in this Course Completion Work will be clarified with emphasis on authors such as Magda Soares, Maria Iolanda Monteiro and Marlene Carvalho (to support the concepts of literacy and literacy), Douglas Aparecido de Campos, Maria Aparecida Mello and Tizuko Morchida Kishimoto (who point out the importance of games, toys and games), Claude Lessard, Maurice Tardif and Regina Puccinelli Tancredi (which highlights the actions, faced with the difficulties of everyday teaching, as well as the transition from Early Childhood Education to the early years of Elementary School). The collection of research began in 2022 and in order to delimit the research subject, we chose in carrying out a selection through two online databases, such as the Scielo database and the UFSCar Institutional Repository. It is understood that games and activities are strong allies not only in the literacy and literacy process, but they contribute significantly when it is articulated with the content in a systematic way by the teacher.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectJogopor
dc.subjectLetramentopor
dc.titleO uso dos jogos e das brincadeiras no processo de alfabetização e letramentopor
dc.title.alternativeThe use of games and play in the process of literacy and literacyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Monteiro, Maria Iolanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4189205834370563por
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar a contribuição que os uso dos jogos e das brincadeiras proporcionam no processo de alfabetização e letramento. O brincar se mostra bem aceito quando pensamos na Educação Infantil, no entanto, essa perspectiva se modifica quando as crianças com seis anos de idade passam dessa etapa para os anos iniciais do Ensino Fundamental. As crianças aparentemente saem de um contexto de criança do “brincar”, para um ambiente de ensino engessado, com foco na alfabetização e no letramento. Desse modo, como essa transição se apresenta para elas? Como elas são recepcionadas nesse novo contexto de ensino e aprendizagem? Quais os benefícios que os jogos, brinquedos e brincadeiras apresentam durante esse processo? Qual o impacto que o posicionamento do docente traz frente às diferenças e a transição destas duas etapas? As questões apresentadas neste Trabalho de Conclusão de Curso serão esclarecidas com destaque em autores como, Magda Soares, Maria Iolanda Monteiro e Marlene Carvalho (para fundamentar os conceitos de alfabetização e letramento), Douglas Aparecido de Campos, Maria Aparecida Mello e Tizuko Morchida Kishimoto (que apontam a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras), Claude Lessard, Maurice Tardif e Regina Puccinelli Tancredi (que destacam sobre as ações, frente às dificuldades do dia a dia docente, bem como a transição da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental). A coleta da pesquisa teve início no ano de 2022 e com intuito de delimitar o assunto de pesquisa, optamos em realizar um recorte através de duas bases de dados on-line, como a base da Scielo e o Repositório Institucional UFSCar. Entende-se que os jogos e as brincadeiras são fortes aliados não só no processo de alfabetização e letramento, mas contribuem de forma significativa quando ocorre articulado com o conteúdo de forma sistematizada pelo docente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePedagogia - PedLpor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4534-1437por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil