Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorToniol, Lucas Cardoso
dc.date.accessioned2024-08-22T14:16:08Z
dc.date.available2024-08-22T14:16:08Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationTONIOL, Lucas Cardoso. A constituição da subjetividade docente: o confronto entre as políticas de formação de professores e as possíveis influências do neoliberalismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20411.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20411
dc.description.abstractTeacher training is an important area of ​​education and ultimately responsible for improving the quality of education received by students. The exercise of the teaching profession is full of intentionality and requires a deep knowledge of the dimensions that permeate the teaching and learning processes, namely, the human, technical and political-social dimensions. In this context, initial training is configured as a stage in the teacher training process that enables contact with different knowledge and discourses about education and pedagogical practice, guided by the National Curricular Guidelines for Higher Education Teacher Training (DCNs) and the Pedagogical Project of the Degree Course (PPC) where they study. At the same time, certain policies may contrast with the conception of education proposed by these documents, so that neoliberalism presents itself as an antagonistic political, social and economic model when looking at education from a market logic, neglecting its role in other spheres. Based on this, the This work aimed to collect the meanings of students completing undergraduate courses at the Federal University of São Carlos (UFSCar), Araras campus, regarding the role they attribute to the school together with their understanding of the teaching and learning processes, seeking to understand how such speeches and statements align or conflict with the DCNs and the neoliberal discourse. To this end, an online questionnaire and semi-structured interviews were used to capture the speeches that underwent subsequent discursive analysis, based on the Foucauldian framework, which sought identify in these speeches elements that highlight the construction of the subjectivity of these future educators in the context of initial teacher training, seeking to highlight the techniques of self and power responsible for modifying the experience that these individuals have of themselves and the world around them in these contexts. It was possible to verify the significant contribution of initial training in transforming the way in which undergraduates conceive the educational process and the role of the school and the teacher, in addition to revealing forms of resistance and opposition to the dominant discourse together with a deep knowledge and critical look at the challenges and the reality that the Brazilian educational scenario imposes, especially in relation to inequalities and school failure.eng
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subjectAnálise do Discursopor
dc.subjectSpeech analysiseng
dc.titleA constituição da subjetividade docente: o confronto entre as políticas de formação de professores e as possíveis influências do neoliberalismopor
dc.title.alternativeThe constitution of teaching subjectivity: the confrontation between teacher training policies and the possible influences of neoliberalismeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furlan, Elaine Gomes Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3179865576965852por
dc.description.resumoA formação de professores é uma importante área da educação e responsável, em última instância, pela melhoria na qualidade da educação recebida pelos discentes. O exercício da profissão docente é carregado de intencionalidade e exige um profundo conhecimento das dimensões que permeiam os processos de ensino e aprendizagem, a saber, as dimensões humana, técnica e político-social. Neste contexto, a formação inicial se configura como uma etapa do processo de formação docente que possibilita o contato com diferentes saberes e discursos sobre a educação e a prática pedagógica, pautadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores em nível superior (DCNs) e pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de licenciatura onde estudam. Ao mesmo tempo, determinadas políticas podem contrastar com a concepção de educação proposta por estes documentos, de modo que o neoliberalismo se apresenta como umantagônico modelo político, social e econômico ao olhar para a educação a partir de uma lógica de mercado, negligenciando seu papel frente outras esferas. Com base nisto, o presente trabalho objetivou coletar as significações de alunos concluintes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras, quanto ao papel que atribuem à escola juntamente com suas compreensões sobre os processos de ensino e aprendizagem, buscando compreender de que forma tais discursos e enunciados se alinham ou conflitam com as DCNs e o discurso neoliberal. Para tanto, valeu-se de um questionário online e de entrevistas semiestruturadas a fim de captar os discursos que passaram por posterior análise discursiva, a partir do referencial foucaultiano, que buscou identificar nestes discursos elementos que evidenciassem a construção da subjetividade destes futuros educadores no contexto de formação inicial de professores buscando evidenciar as técnicas do eu e de poder responsáveis por modificar a experiência que estes indivíduos fazem de si e do mundo ao se redor nestes contextos. Foi possível verificar a significativa contribuição da formação inicial na transformação da forma como os licenciandos concebem o processo educativo e o papel da escola e do professor, além de revelar formas de resistência e oposição ao discurso dominante juntamente com um profundo conhecimento e olhar crítico sobre os desafios e a realidade que o cenário educacional brasileiro impõe, sobretudo em relação às desigualdades e o fracasso escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseFísica - FL-Arpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil