dc.contributor.author | Dantas, Nayara Aline | |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T14:30:15Z | |
dc.date.available | 2024-08-22T14:30:15Z | |
dc.date.issued | 2023-09-05 | |
dc.identifier.citation | DANTAS, Nayara Aline. Ensino de Ciências e evasão escolar: o contexto dos alunos com transtornos do espectro autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20412. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20412 | |
dc.description.abstract | The following work aimed to analyze the conditions of inclusion and dropout of students
with ASD (Autistic Spectrum Disorder) in the context of science teaching, using the
document and content analysis to understand the format and curriculum of teaching
sciences as being likely or not to worsen the dropout percentage of these students. Of that
In this way, the statements of the teachers participating in the questionnaire made available were analyzed, in a
regression to their training needs, seeking to understand their understanding of the
importance of teaching science to ASD students, the application of content and its
curriculum, and the real intentionality of the concept of inclusion involved in this context. For such,
During this study, a specific municipal network in the interior of the state of
São Paulo, responsible for providing data relating to enrollment and
making questionnaires available to elementary school II teachers, working in
science teaching. Therefore, the following work was submitted for approval by the
ethics, in order to use data collection instruments in a qualitative way, and
interpretative, seeking to fulfill its objectives, from these and data collection
bibliographic data previously collected. It was hoped that this work would assist in
proposals and strategies within the scope of science teaching, so that it is constructive and
effective in the educational process of ASD students, as well as warning about the loss in
inclusion process when there are no actions to keep these students,
specifically in elementary education, thus making it incomplete and ineffective, and more
specifically attribute the need for new academic productions from the perspective of
teaching science in an inclusive context, aiming for approaches that seek to bring each
increasingly of the transformative character, which must be inherent to the educational system. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.title | Ensino de Ciências e evasão escolar: o contexto dos alunos com transtornos do espectro autista | por |
dc.title.alternative | Science teaching and school dropout: the context of students with autism spectrum disorders | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Furlan, Elaine Gomes Matheus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/3179865576965852 | por |
dc.description.resumo | O seguinte trabalho teve como objetivo analisar as condições de inclusão e evasão de alunos
com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no âmbito do ensino de ciências, utilizando da
análise documental e de conteúdo para compreender o formato e currículo do ensino de
ciências como sendo passível ou não a agravar o percentil de evasão destes alunos. Dessa
forma, analisou-se as falas dos docentes participantes do questionário disponibilizado, numa
regressão às suas necessidades formativas, buscando compreender seu entendimento sobre a
importância do ensino de ciências para alunos TEA, a aplicação dos conteúdos e de seu
currículo, e a real intencionalidade do conceito de inclusão envolvido neste contexto. Para tal,
foi analisada durante este estudo em específico uma rede municipal do interior do estado de
São Paulo, responsável pela disponibilização dos dados referentes à matrícula e à
disponibilização dos questionários aos professores do ensino fundamental II, atuantes no
ensino de ciências. Deste modo o seguinte trabalho, foi submetido a aprovação do comitê de
ética, para assim utilizar de instrumentos de coleta de dados de forma qualitativa, e
interpretativa, buscando o cumprimento de seus objetivos, a partir destes e coleta de dados
bibliográficos anteriormente levantados. Esperou-se a partir deste trabalho, auxiliar em
propostas e estratégias no âmbito do ensino de ciências, para que este seja construtivo e
efetivo no processo educativo dos alunos TEA, assim como, alertar quanto a perda no
processo de inclusão quando não existem atuações para a permanência desses alunos,
especificamente no ensino fundamental, tornando-o assim inconcluso e inefetivo, e mais
especificamente atribuir a necessidade de novas produções acadêmicas sob a perspectiva do
ensino de ciências no contexto inclusivo, visando abordagens que busquem se aproximar cada
vez mais do caráter transformador, o qual deve ser inerente ao sistema educativo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Química - QL-Ar | por |