Show simple item record

dc.contributor.authorDantas, Nayara Aline
dc.date.accessioned2024-08-22T14:30:15Z
dc.date.available2024-08-22T14:30:15Z
dc.date.issued2023-09-05
dc.identifier.citationDANTAS, Nayara Aline. Ensino de Ciências e evasão escolar: o contexto dos alunos com transtornos do espectro autista. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20412.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20412
dc.description.abstractThe following work aimed to analyze the conditions of inclusion and dropout of students with ASD (Autistic Spectrum Disorder) in the context of science teaching, using the document and content analysis to understand the format and curriculum of teaching sciences as being likely or not to worsen the dropout percentage of these students. Of that In this way, the statements of the teachers participating in the questionnaire made available were analyzed, in a regression to their training needs, seeking to understand their understanding of the importance of teaching science to ASD students, the application of content and its curriculum, and the real intentionality of the concept of inclusion involved in this context. For such, During this study, a specific municipal network in the interior of the state of São Paulo, responsible for providing data relating to enrollment and making questionnaires available to elementary school II teachers, working in science teaching. Therefore, the following work was submitted for approval by the ethics, in order to use data collection instruments in a qualitative way, and interpretative, seeking to fulfill its objectives, from these and data collection bibliographic data previously collected. It was hoped that this work would assist in proposals and strategies within the scope of science teaching, so that it is constructive and effective in the educational process of ASD students, as well as warning about the loss in inclusion process when there are no actions to keep these students, specifically in elementary education, thus making it incomplete and ineffective, and more specifically attribute the need for new academic productions from the perspective of teaching science in an inclusive context, aiming for approaches that seek to bring each increasingly of the transformative character, which must be inherent to the educational system.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEvasioneng
dc.titleEnsino de Ciências e evasão escolar: o contexto dos alunos com transtornos do espectro autistapor
dc.title.alternativeScience teaching and school dropout: the context of students with autism spectrum disorderseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furlan, Elaine Gomes Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3179865576965852por
dc.description.resumoO seguinte trabalho teve como objetivo analisar as condições de inclusão e evasão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no âmbito do ensino de ciências, utilizando da análise documental e de conteúdo para compreender o formato e currículo do ensino de ciências como sendo passível ou não a agravar o percentil de evasão destes alunos. Dessa forma, analisou-se as falas dos docentes participantes do questionário disponibilizado, numa regressão às suas necessidades formativas, buscando compreender seu entendimento sobre a importância do ensino de ciências para alunos TEA, a aplicação dos conteúdos e de seu currículo, e a real intencionalidade do conceito de inclusão envolvido neste contexto. Para tal, foi analisada durante este estudo em específico uma rede municipal do interior do estado de São Paulo, responsável pela disponibilização dos dados referentes à matrícula e à disponibilização dos questionários aos professores do ensino fundamental II, atuantes no ensino de ciências. Deste modo o seguinte trabalho, foi submetido a aprovação do comitê de ética, para assim utilizar de instrumentos de coleta de dados de forma qualitativa, e interpretativa, buscando o cumprimento de seus objetivos, a partir destes e coleta de dados bibliográficos anteriormente levantados. Esperou-se a partir deste trabalho, auxiliar em propostas e estratégias no âmbito do ensino de ciências, para que este seja construtivo e efetivo no processo educativo dos alunos TEA, assim como, alertar quanto a perda no processo de inclusão quando não existem atuações para a permanência desses alunos, especificamente no ensino fundamental, tornando-o assim inconcluso e inefetivo, e mais especificamente atribuir a necessidade de novas produções acadêmicas sob a perspectiva do ensino de ciências no contexto inclusivo, visando abordagens que busquem se aproximar cada vez mais do caráter transformador, o qual deve ser inerente ao sistema educativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseQuímica - QL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil