Show simple item record

dc.contributor.authorDan, Bianca Lorenzi
dc.date.accessioned2024-08-22T14:48:18Z
dc.date.available2024-08-22T14:48:18Z
dc.date.issued2022-09-14
dc.identifier.citationDAN, Bianca Lorenzi. A abordagem da temática sobre violência sexual contra crianças e adolescentes nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20413.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20413
dc.description.abstractBrazil presents alarming data on sexual violence against children and adolescents. There are several studies that highlight the fundamental role that schools play in combating sexual violence against children and adolescents and it is, mainly, through teachers that combating actions are implemented, based on the legal commitment to report cases that have occurred. knowledge, involving suspicion or confirmation of mistreatment against children or adolescents, however, studies show that teachers are unprepared to deal with the situation. The present study aimed to analyze the issue of sexual violence against children and adolescents in Biological Sciences Degree courses at public higher education institutions in the state of São Paulo, as well as verify the conditions in which future teachers work in confronting sexual violence. against children and adolescents. To this end, the methodology adopted was both the documentary analysis of the pedagogical projects of the aforementioned courses, and the analysis of the perceptions of students who are in the last year of the respective courses. The research scope included 28 courses included in the documentary research and the participation of 20 students, responding to an online form, representing 11 courses. The data obtained shows that the topic of sexual violence rarely appears in course curricula. In general, participants present knowledge about the phenomenon and the role of the teacher in situations of sexual violence, such as the role of identifying signs of violence, reporting it and providing sexuality education as a prevention tool. However, this knowledge appears to be superficial when it comes to identifying and appropriately referring cases. According to the participants themselves, they feel unprepared to act in the fight against sexual violence against children and adolescents due to insufficient knowledge about the topic and legislation, the absence of the topic during graduation, not knowing how to act and help victims and not know how to recognize the signs they present. In view of the above, we reinforce the need to include the topic in curricula and a solid approach to it to prepare future teachers to prevent and combat sexual violence against children and adolescents.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência sexualpor
dc.subjectSexual violenceeng
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectCrianças e adolescentespor
dc.subjectChildren and teenagerseng
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectBiological scienceseng
dc.titleA abordagem da temática sobre violência sexual contra crianças e adolescentes nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicaspor
dc.title.alternativeApproaching the topic of sexual violence against children and adolescents in Biological Sciences Degree courseseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furlan, Elaine Gomes Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3179865576965852por
dc.description.resumoO Brasil apresenta dados alarmantes de violência sexual contra crianças e adolescentes. Diversos são os estudos que evidenciam o papel fundamental que a escola exerce no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e é, principalmente, a partir dos professores que as ações de enfrentamento se concretizam, a partir do compromisso legal de denunciar os casos que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, no entanto, estudos evidenciam o despreparo dos professores para lidar com a situação. O presente estudo teve como objetivo analisar a temática de violência sexual contra crianças e adolescentes nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas das instituições de ensino superior públicas do estado de São Paulo, bem como verificar as condições de atuação dos futuros professores no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Para tanto, a metodologia adotada foi tanto a análise documental dos projetos pedagógicos dos referidos cursos, quanto a análise das percepções dos discentes que se encontram no último ano dos respectivos cursos. O recorte da pesquisa contou com 28 cursos inseridos na pesquisa documental e a participação de 20 estudantes, respondentes de um formulário online, representando 11 cursos. Os dados obtidos evidenciam que a abordagem da temática de violência sexual pouco aparece nos currículos dos cursos. De modo geral, os participantes apresentam conhecimentos sobre o fenômeno e sobre o papel do professor diante da situação de violência sexual, como o papel de identificar os sinais de violência, denunciar e fornecer educação em sexualidade como ferramenta de prevenção. Contudo, estes conhecimentos se mostram superficiais quando se trata da identificação e de encaminhamentos adequados dos casos. Segundo os próprios participantes, eles se sentem despreparados para atuar no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes por conhecimento insuficiente sobre o tema e a legislação, pela ausência da temática durante a graduação, por não saber como agir e auxiliar as vítimas e por não saber reconhecer os sinais apresentados por elas. Diante do exposto, reforçamos a necessidade da inserção da temática nos currículos e de uma abordagem sólida dela para preparar os futuros professores para a prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Arpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil