Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPires, Higor Gustavo
dc.date.accessioned2024-08-22T17:13:35Z
dc.date.available2024-08-22T17:13:35Z
dc.date.issued2024-02-05
dc.identifier.citationPIRES, Higor Gustavo. Tendências educacionais em históricos sobre o Ensino de Ciências: a formação de conceitos científicos e o Ensino de Física. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20420.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20420
dc.description.abstractLearning scientific concepts, dependent on factors internal and external to the learner, requires material resources and teaching actions that are constantly rethought, subsidized by assessment. Through ideas developed in Russian Psychology, such as those of Vygotsky and Galperin, in correlation with the potential of neuroscientific advances in recent decades, this bibliographic research is based, which brought together theses and dissertations published from 1972 to 1995 that focus on the history of Teaching of Science since 1960. Furthermore, the record of Physics Teaching is specifically analyzed, through works published from 1972 to 2006 and which deal with 1960 onwards, with the aim of an understanding based on Discursive Textual Analysis. The results show educational trends regarding concerns, practices and material means of teaching Physicseng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFormação de conceitospor
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeaching Physicseng
dc.subjectFormação de conceitospor
dc.titleTendências educacionais em históricos sobre o Ensino de Ciências: a formação de conceitos científicos e o Ensino de Físicapor
dc.title.alternativeEducational trends in histories of Science Teaching: the formation of scientific concepts and Physics Teachingeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Furlan, Elaine Gomes Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3179865576965852por
dc.description.resumoA aprendizagem de conceitos científicos, dependente de fatores internos e externos ao aprendente, exige meios materiais e ações docentes constantemente repensados, subsidiados pela avaliação. Através de ideias desenvolvidas na Psicologia Russa, como as de Vygotsky e de Galperin, numa correlação com a potencialidade dos avanços neurocientíficos das últimas décadas, fundamenta-se esta pesquisa bibliográfica que uniu teses e dissertações publicadas de 1972 a 1995 que enfocam o histórico do Ensino de Ciências desde 1960. Além disso, analisa-se, especificamente, o registro do Ensino de Física, através de trabalhos publicados de 1972 a 2006 e que versam sobre 1960 em diante, no intuito de uma compreensão baseada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram tendências educacionais quanto às preocupações, práticas e meios materiais do ensino de Físicapor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Araraspor
dc.publisher.courseFísica - FL-Arpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil