dc.contributor.author | Pires, Higor Gustavo | |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T17:13:35Z | |
dc.date.available | 2024-08-22T17:13:35Z | |
dc.date.issued | 2024-02-05 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Higor Gustavo. Tendências educacionais em históricos sobre o Ensino de Ciências: a formação de conceitos científicos e o Ensino de Física. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20420. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20420 | |
dc.description.abstract | Learning scientific concepts, dependent on factors internal and external to the learner, requires material resources and teaching actions that are constantly rethought, subsidized by assessment. Through ideas developed in Russian Psychology, such as those of Vygotsky and Galperin, in correlation with the potential of neuroscientific advances in recent decades, this bibliographic research is based, which brought together theses and dissertations published from 1972 to 1995 that focus on the history of Teaching of Science since 1960. Furthermore, the record of Physics Teaching is specifically analyzed, through works published from 1972 to 2006 and which deal with 1960 onwards, with the aim of an understanding based on Discursive Textual Analysis. The results show educational trends regarding concerns, practices and material means of teaching Physics | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Formação de conceitos | por |
dc.subject | Science teaching | eng |
dc.subject | Teaching Physics | eng |
dc.subject | Formação de conceitos | por |
dc.title | Tendências educacionais em históricos sobre o Ensino de Ciências: a formação de conceitos científicos e o Ensino de Física | por |
dc.title.alternative | Educational trends in histories of Science Teaching: the formation of scientific concepts and Physics Teaching | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Furlan, Elaine Gomes Matheus | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/3179865576965852 | por |
dc.description.resumo | A aprendizagem de conceitos científicos, dependente de fatores internos e externos ao aprendente, exige meios materiais e ações docentes constantemente repensados, subsidiados pela avaliação. Através de ideias desenvolvidas na Psicologia Russa, como as de Vygotsky e de Galperin, numa correlação com a potencialidade dos avanços neurocientíficos das últimas décadas, fundamenta-se esta pesquisa bibliográfica que uniu teses e dissertações publicadas de 1972 a 1995 que enfocam o histórico do Ensino de Ciências desde 1960. Além disso, analisa-se, especificamente, o registro do Ensino de Física, através de trabalhos publicados de 1972 a 2006 e que versam sobre 1960 em diante, no intuito de uma compreensão baseada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram tendências educacionais quanto às preocupações, práticas e meios materiais do ensino de Física | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Araras | por |
dc.publisher.course | Física - FL-Ar | por |