dc.contributor.author | Borrut, Loïc Serrigny | |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T20:47:35Z | |
dc.date.available | 2024-09-04T20:47:35Z | |
dc.date.issued | 2024-02-01 | |
dc.identifier.citation | BORRUT, Loïc Serrigny. Fragilização por hidrogênio da liga Ti-6Al-4V ELI: métodos de hidrogenação e caracterização mecânica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20471. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20471 | |
dc.description.abstract | Titanium alloys are highly valued materials due to the combination of various commercially relevant properties, including high specific strength and corrosion resistance, a high melting point, and ductility. The versatility of properties exhibited by these alloys, especially Ti-6Al-4V alloys, makes them attractive for a range of applications, even sparking interest for potential use in offshore oil exploration structures. However, titanium alloys are susceptible to hydrogen embrittlement when exposed to environments containing high concentrations of hydrogen. Structural materials in maritime environments are typically subjected to cathodic protection by impressed current to prevent corrosion. A potential side effect of cathodic protection is the release of hydrogen at the interface between the protected metal and the electrolyte in contact with it, due to hydrogen evolution reactions, which can lead the protected metal to absorb significant amounts of hydrogen. This is a possible limiting factor for the use of titanium alloys in maritime structures. This study aimed to investigate the influence of hydrogen presence on the static mechanical properties of Ti-6Al-4V ELI alloy, especially ductility, to evaluate the susceptibility of this alloy to hydrogen embrittlement. For this purpose, specimens of the study material were subjected to hydrogenation processes for different periods, and subsequently, their mechanical properties were determined through a low-strain rate tensile test. The results of the tensile tests, however, were similar for the non-hydrogenated material and the specimens hydrogenated for different periods, indicating that the hydrogenated specimens did not absorb sufficient amounts of hydrogen to cause embrittlement under the hydrogenation conditions applied in this study. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ti-6al-4V | por |
dc.subject | Hidreto | por |
dc.subject | Hidrogênio | por |
dc.subject | Fragilização | por |
dc.subject | Ductilidade | por |
dc.subject | Hydride | por |
dc.subject | Hydrogen | por |
dc.subject | Embrittlement | por |
dc.subject | Ductility | por |
dc.title | Fragilização por hidrogênio da liga Ti-6Al-4V ELI: métodos de hidrogenação e caracterização mecânica | por |
dc.title.alternative | Hydrogen embrittlement of the Ti-6Al-4V ELI alloy: hydrogenation methods and mechanical characterization | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Bolfarini, Claudemiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9231627080617037 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Koga, Guilherme Yuuki | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0933095081175012 | por |
dc.description.resumo | As ligas de titânio são materiais valorizados devido à combinação de diversas propriedades de interesse comercial, unindo elevada resistência específica e à corrosão, alto ponto de fusão e ductilidade. A versatilidade de propriedades apresentada por essas ligas, em especial as ligas Ti-6Al-4V, as torna atraentes para uma série de aplicações, despertando inclusive o interesse para possível uso em estruturas de exploração de petróleo em alto mar. As ligas de titânio, contudo, são suscetíveis à fragilização por formação de hidretos quando expostas a ambientes contendo altas concentrações de hidrogênio. Os materiais estruturais, em ambientes marítimos, tipicamente são submetidos a mecanismo de proteção catódica por corrente impressa para evitar corrosão. Um possível efeito colateral da proteção catódica é a liberação de hidrogênio na interface entre o metal protegido e o eletrólito em contato com este metal, devido à ocorrência de reações de evolução de hidrogênio, podendo levar o metal protegido a absorver significativas quantidades de hidrogênio. Isso surge como um possível fator limitante para o uso de ligas de titânio em estruturas marítimas. Este trabalho buscou investigar a influência da presença de hidrogênio nas principais propriedades mecânicas estáticas da liga Ti-6Al-4V ELI, em especial a ductilidade, para avaliar a suscetibilidade dessa liga à fragilização por hidrogênio. Para isso, corpos de prova do material de estudo foram submetidos a processos de hidrogenação, por diferentes intervalos de tempo, para posteriormente terem suas propriedades mecânicas determinadas por meio de ensaio de tração à baixa taxa de deformação. Os resultados dos ensaios de tração, no entanto, foram semelhantes, tanto para o material não hidrogenado, quanto para os corpos de prova hidrogenados por diferentes períodos, indicando que os corpos de prova hidrogenados não absorveram quantidades de hidrogênio suficientes para causar fragilização nas condições utilizadas nos testes de hidrogenação utilizados nesse trabalho. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Engenharia de Materiais - EMa | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-3099-3694 | por |