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dc.contributor.authorSenna, Fernando
dc.date.accessioned2024-09-05T14:32:12Z
dc.date.available2024-09-05T14:32:12Z
dc.date.issued2024-08-09
dc.identifier.citationSENNA, Fernando. A study of two-echelon routing problems applied to last-mile delivery: formulations and exact methods. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20477.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/20477
dc.description.abstractVehicle routing in urban environments encompasses additional challenges for logistics services providers due to traffic conditions, city regulations, and difficulty in finding parking locations. To overcome these issues, companies usually adopt alternative delivery systems, such as the ones that are reflected in two-echelon routing problems. These problems are based on the idea of having larger vehicles taking goods from depots to intermediary facilities or parking locations, and smaller vehicles or walking deliverymen taking goods from these points to the final customers. Two examples of such problems are the two-echelon location-routing problem (2E-LRP) and the vehicle routing problem with time windows and multiple deliverymen (VRPTWMD). The first encompasses decisions on vehicle routing in both echelons and the facilities to be opened or used. The latter considers that vehicles may carry more than one deliveryman to increase vehicle efficiency. In this dissertation, we propose improvements for both of these problems, focusing on formulations, valid inequalities, Benders decomposition schemes, and exact solution methods. For the 2E-LRP, two novel formulations are presented and compared to the benchmark one. Their linear programming relaxations and their performance under a mixed-integer programming solver are compared, showing that the novel formulations greatly outperform the benchmark of the literature. Also, 125 new best known lower bounds and 55 new optimal solutions were found for the 131 benchmark instances evaluated. Regarding the VRPTWMD, two realistic extensions of the problem were proposed, incorporating in the optimization the deliveryman routes and the decision on which customers to serve in each vehicle stop, which are usually considered to be preprocessed in the literature. Valid inequalities and Benders decomposition schemes were proposed to develop exact solution algorithms for these new variants of the VRPTWMD. Managerial insights show the importance of applying these variants instead of the common approach from the literature, leading to cost reductions of around 10%.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectRoteamento de veículospor
dc.subjectEntrega de última milhapor
dc.subjectProblema de localização-roteamento em dois níveispor
dc.subjectMúltiplos entregadorespor
dc.subjectDecomposição de Benderspor
dc.subjectVehicle routingeng
dc.subjectLast-mile deliveryeng
dc.subjectTwo-echelon location-routing problemeng
dc.subjectMultiple deliverymeneng
dc.subjectBenders decompositioneng
dc.titleA study of two-echelon routing problems applied to last-mile delivery: formulations and exact methodseng
dc.title.alternativeUm estudo de problemas de roteamento em dois níveis aplicados à entrega de última milha: formulações e métodos exatospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Morabito, Reinaldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194801952934254por
dc.contributor.advisor-co1Munari, Pedro
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1328868140869976por
dc.description.resumoO roteamento de veículos em ambientes urbanos engloba desafios adicionais para provedores de serviços logísticos devido às condições de tráfego, regulamentações das cidades e dificuldade de encontrar locais para estacionar. Para superar essas dificuldades, empresas comumente adotam sistemas de entrega alternativos, como os que são refletidos em problemas de roteamento em dois níveis. Esses problemas se baseiam na ideia de ter veículos maiores transportando bens de depósitos para facilidades intermediárias ou pontos de estacionamento, e veículos menores ou entregadores a pé transportando bens desses pontos até os consumidores finais. Dois exemplos de tais problemas são o problema de localização-roteamento em dois níveis (PLR-2N) e o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo e múltiplos entregadores (PRVJTME). O primeiro envolve decisões sobre roteamento de veículos em dois níveis e quais facilidades devem ser abertas. O último considera que veículos podem carregar mais de um entregador para aumentar a eficiência dos veículos. Nesta dissertação, propõem-se melhorias para ambos os problemas, focando-se em formulações, desigualdades válidas, decomposições de Benders e métodos exatos de solução. Para o PLR-2N, duas novas formulações são apresentadas e comparadas com o padrão da literatura. Suas relaxações lineares e seus desempenhos quando aplicadas a um solver de programação inteira mista são comparados, mostrando que as novas formulações têm desempenho muito melhor. Ainda, 125 novos melhores limitantes inferiores e 55 novas soluções ótimas foram encontrados dentre as 131 instâncias da literatura avaliadas. Considerando-se o PRVJTME, duas extensões realistas do problema foram propostas, incorporando-se na otimização as rotas dos entregadores e a definição de quais clientes são atendidos em cada parada do veículo, os quais geralmente são considerados como dados de pré-processamento na literatura. Desigualdades válidas e esquemas de decomposição de Benders foram discutidos para desenvolver algoritmos de solução exatos para essas novas variantes do PRVJTME. Experimentos mostram a importância de se aplicar essas variantes em vez da abordagem comum na literatura, levando a economias de custo da ordem de 10%.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpor
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2021/14441-5, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.description.sponsorshipIdProcesso nº 2022/09679-5, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.description.sponsorshipIdCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 1por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2744355534053154por
dc.contributor.authororcidhttps://orcid.org/0000-0002-0615-5981por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3948-305Xpor
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5929-593Xpor


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