Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Sérgio Evangelista
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:01Z
dc.date.available2008-01-31
dc.date.available2016-06-02T19:50:01Z
dc.date.issued2007-12-21
dc.identifier.citationSILVA, Sérgio Evangelista. Análise da influência do porte, entre outros fatores, sobre vários aspectos da competitividade de manufaturas de calçados masculinos. 2007. 213 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3312
dc.description.abstractThis thesis has the purpose of analyzing the size and other factors of male shoes manufactories (denominated) MCMs about their relationship with externals elements (macro e microeconomic elements), on the configuration of internal elements (managerial system, Manufacturing, Sales and Marketing, Research and Development (R&D)) and reference elements (their performance attributes and performance objectives). This research uses the qualitative approach aiming the study of six big size MCMs and fourteen small size ones, all located in Franca, known as a leader cluster in male shoes manufacturing. The method used in this research was the multiple case studies and the related data were collected by interviews applied in these firms. Among the main results, it can be noticed that the size is an extreme important factor on determining the relationship of the MCMs with external, internal e reference elements. However, there were identified many other factors that play a relevant role in the MCMs competitiveness. Therefore, the main contributions of this research are: a wide review on competitiveness literature and proposal of its four perspectives; the proposal of a general model of firm relationship with the external, internal and reference elements; distinction between performance objective and performance attribute; a wide view of male shoes industry organization and the way its firms work; application of the general model of the firm relationship with the external, internal and references elements to the shoe industryeng
dc.description.sponsorshipInstituto Internacional de Ecologia
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectEstratégia competitivapor
dc.subjectIndústria do calçadopor
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectCompetitive Strategyeng
dc.subjectFootwear Industryeng
dc.titleAnálise da influência do porte, entre outros fatores, sobre vários aspectos da competitividade de manufaturas de calçados masculinospor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Flavio Cesar Faria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781303D7por
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar a influência do porte e outros fatores característicos de Manufaturas de Calçados Masculinos (MCMs) sobre o seu relacionamento com os elementos externos (macro e microeconômicos), na configuração dos elementos internos (estratégicoempresariais e estratégico-funcionais) e na priorização dos elementos de referência (objetivos e atributos de desempenho). Esta pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando como objeto de estudo seis MCMs de grande e quatorze de pequeno porte, localizadas em Franca, reconhecida como arranjo produtivo local (APL) líder na fabricação de calçados masculinos. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de múltiplos casos e a coleta de dados se deu por meio de entrevistas aplicadas nestas empresas. Dentre os principais resultados percebe-se que o porte é realmente um fator de extrema importância na determinação do relacionamento das MCMs com os elementos externos, internos e de referência. Todavia foram identificados vários outros fatores que possuem papel relevante na competitividade das MCMs. Como principais contribuições desta tese têm-se: uma revisão abrangente do conceito de competitividade e proposta de quatro perspectivas da competitividade; proposta de um modelo geral do relacionamento da empresa com os elementos externos, internos e de referência; distinção entre o conceito de objetivo e atributo de desempenho; uma visão abrangente da organização da indústria de calçados masculinos, bem como da forma de atuação das empresas; aplicação do modelo geral do relacionamento da empresa com os elementos externos, internos e de referência à indústria calçadistapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1883543392132055por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record