Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Márcia Freire de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:03Z
dc.date.available2008-07-15
dc.date.available2016-06-02T19:50:03Z
dc.date.issued2008-05-16
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Márcia Freire de. Aprendizagem e inovação nas pequenas empresas : um estudo multicasos no arranjo produtivo local do setor do vestuário de Cianorte-PR. 2008. 171 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3321
dc.description.abstractIn company clusters, the proximity between the agents in a common socioeconomic context can facilitate relationships among companies and between those companies and other actors (clients, suppliers, universities, associations, etc.), creating spaces for the exchange of knowledge and information, and fomenting the learning process. This process is intertemporal and cumulative, helping to enable those companies to incorporate innovations. In view of this context, the main objective of this work was to ascertain whether the different forms of learning (learning by using, learning by doing, and learning by interacting) contribute to the introduction of innovations (commercial, organizational, institutional and technological) by the small companies inserted in production clusters. We hypothesize that learning by interaction is the form that most favors the introduction of innovations on the part of small companies inserted in production clusters. This research is qualitative; hence, it is an exploratory study. The focus of our analysis is the case of the garment sector s LPC (local production cluster) in Cianorte, state of Paraná, Brazil. To achieve the proposed objective, a multicase study was made of four garment producers established in this city. The data collection technique consisted of a bibliographic review, documental analyses, notes taken at meetings of the Cianorte LPC, and nonstructured interviews with employees of the four companies whose activities involved the adoption of innovations. Our findings do not confirm the initial hypothesis, indicating, instead, that learning by using contributes the most toward the introduction of innovations. Moreover, learning by interaction could represent a greater contribution if the local businessmen were to engage in joint actions aimed at achieving collective gains for the cluster.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectArranjo produtivo localpor
dc.titleAprendizagem e inovação nas pequenas empresas : um estudo multicasos no arranjo produtivo local do setor do vestuário de Cianorte-PRpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Torkomian, Ana Lúcia Vitale
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782005P6por
dc.description.resumoNas aglomerações de empresas, a proximidade entre os agentes, em um contexto sócioeconômico comum, pode facilitar as relações entre empresas e entre elas e demais atores (clientes, fornecedores, universidades, associações, entre outros), gerando espaços para troca de conhecimentos e informações e estimulando o processo de aprendizagem. Este processo é intertemporal e cumulativo e pode possibilitar a incorporação de inovações por parte das empresas. Diante desse quadro, o objetivo principal deste trabalho foi verificar se as diferentes formas de aprendizagem (learning by using, learning by doing e learning by interacting) contribuem para a introdução de inovações (comerciais, organizacionais, institucionais e tecnológicas) pelas pequenas empresas inseridas em aglomerações produtivas. A hipótese utilizada considera que a aprendizagem por interação é a que mais favorece a introdução de inovações por parte de pequenas empresas inseridas em aglomerações produtivas. A presente pesquisa é qualitativa, sendo um estudo exploratório. O foco de análise da pesquisa é o caso do APL do setor de vestuário de Cianorte-PR. Para alcançar o objetivo proposto foi realizado um estudo multicasos, em quatro empresas de confecção localizadas nesta cidade. Como técnica de coleta de dados utilizou-se levantamento bibliográfico; análise documental; anotações feitas em reuniões do programa APL Cianorte; entrevistas pessoais semi-estruturadas com proprietários ou gerentes das empresas e; entrevistas não-estruturadas com funcionários dessas empresas cujas atividades estavam relacionadas à adoção de inovações. Os resultados encontrados não confirmam a hipótese levantada, mostrando que o aprendizado por uso foi o que mais contribuiu para a introdução de inovações, e que o aprendizado por interação poderia propiciar uma maior contribuição, caso houvesse uma maior articulação do empresariado local para a realização de ações conjuntas e alcance de ganhos coletivos para o arranjo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5410927608982362por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples