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dc.contributor.authorSouza, Túlio Oliveira de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:03Z
dc.date.available2008-08-01
dc.date.available2016-06-02T19:50:03Z
dc.date.issued2008-02-15
dc.identifier.citationSOUZA, Túlio Oliveira de. Construção e formalização do saber em montagem estrutural de aeronaves. 2008. 182 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3324
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the technique construction role as well as the knowledge in consolidation of the aeronautics design and upbringing productive competence. In this way, it identified the representations from different actors over the constraints that acted in the start of the aeronautics production, and turned evident in the strategies adopted by assemblers, and managers facing the constraints. It was done an ergonomic analysis of this work, based on observations, interviews, surveys and confrontation group. The riveter assembler, while realize his work activity provoke a sense motor action and promotes a confrontation of intentions, gesture and results producing news ways of know-how . The new know-how , therefore, seem to comply an absortion cycle by the productive organization which is shaped by the product maturity process. The viability of manufacturability makes itself up to the subject ability to incorporate adjustments or indicates changes. The system stability and aircraft own homologation derives from the technique formation, the meta-functional activity and the incorporation of the assemblers knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectErgonomiapor
dc.subjectGestão de projetospor
dc.subjectAeronavespor
dc.titleConstrução e formalização do saber em montagem estrutural de aeronavespor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Menegon, Nilton Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5461487552981919por
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi o de compreender o papel da construção da técnica e do saber na consolidação do projeto aeronáutico e formação da competência produtiva. Neste sentido foram identificadas as representações dos diferentes atores sobre os constrangimentos presentes no início de produção aeronáutica, e evidenciadas as estratégias adotadas por montadores, e pelos gestores frente aos constrangimentos da posta em marcha. Foi realizada uma análise ergonômica do trabalho, instrumentalizada por observações, entrevistas, questionários e grupos focais. O chapeador no exercício de sua atividade de trabalho, desencadeia um ação sensório motora do uso corpo no trabalho que promove uma confrontação de intenção, gesto e resultado produzindo novas formas de saber fazer. As novas formas de saber fazer, por sua vez, parecem cumprir um ciclo de absorção pela organização produtiva que é modulado pelo processo de maturidade do produto. A viabilidade da montagem se constitui a partir da capacidade do sujeito do trabalho de implementar ajustes ou indicar mudanças. E a estabilidade do sistema e a própria homologação da aeronave decorre da formação da técnica, da atividade metafuncional e da incorporação da parte objetivável do conhecimento dos montadores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8523738364469509por


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