Show simple item record

dc.contributor.authorBonadio, Patricia Viera Grizola
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:04Z
dc.date.available2009-07-07
dc.date.available2016-06-02T19:50:04Z
dc.date.issued2008-07-31
dc.identifier.citationBONADIO, Patricia Viera Grizola. Sistemas logísticos : estudos de caso em três cadeias de suprimentos no segmento de motores para automóveis. 2008. 122 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3330
dc.description.abstractThe worldwide (and thus Brazilian) automotive industry has undergone a process of important changes. Specifically in Brazil, the set up of new automakers, the consolidation and denationalization of the auto parts, and phenomena like the lowdisplacement engines have brought major strategic implicates to those companies, as well as to the supply chain to which they belong. Considering such implications, it is plausible to accept that several organizational elements were strongly impacted, including Supply Chain Management and Logistics. In this sense, the work has the prime objective to identify and analyze the logistics of three car-engine assemblers and some of their first and second- tier suppliers, discussing the relations between the logistics of each assembler and its suppliers in each supply chain studied. The hypothesis was formulated through literature review on the issues concerning this theme was carried out, as wells as a field research. Such research comprised case studies in three chains, led by assemblers with distinct strategies, with different levels of vertical interaction, representing distinct configurations. The case studies were conducted in the three assemblers and some of their suppliers (from the first and second tiers, in each chain), base don semi-structured interviews. The results indicate that, in general, the chain in function the structure and relations with supply implement logistics systems different.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLogistica empresarialpor
dc.subjectCadeia de suprimentospor
dc.subjectIndústria automobilísticapor
dc.subjectGestão da cadeia de suprimentospor
dc.subjectLogisticseng
dc.subjectSupply chain managementeng
dc.subjectAutomotive industryeng
dc.titleSistemas logísticos : estudos de caso em três cadeias de suprimentos no segmento de motores para automóveispor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.description.resumoA indústria automobilística no mundo e, conseqüentemente no Brasil, tem passado por um processo de importantes transformações. Especificamente no Brasil, a instalação de novas montadoras, a consolidação e desnacionalização das autopeças e os fenômenos como o emprego de motores de baixa cilindrado tem trazido implicações estratégicas importantes para essas empresas, bem como para as cadeias de suprimentos nas quais estão inseridas. Considerando essas implicações, é plausível aceitar que houve forte impacto nos mais diversos elementos das organizações, inclusos aqui a Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos focos deste trabalho. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar a logística de três montadoras de motores e de alguns de seus fornecedores de primeira e segunda camadas, discutindo as relações entre a logística da montadora e de seus fornecedores em cada uma das cadeias produtivas para depois comparar cada sistema logístico com o modelo proposto no trabalho. Foi delineada a hipótese através de revisões bibliográficas acerca dos tópicos associados ao tema e uma pesquisa de campo envolvendo estudos de caso em três cadeias, comandadas por montadoras com estratégias e níveis de integração vertical diferentes, que representam configurações distintas. Foram, então, realizados estudos de caso nas três montadoras e em alguns de seus fornecedores (quatro de primeira camada, um considerado tanto de primeira quanto de segunda camada e dois de segunda camada), fundamentados em entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que, em geral, as cadeias em função das estruturas e relações implementam sistemas logísticos diferentes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6645440914763919por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record