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dc.contributor.authorRossi, Ricardo Messias
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:05Z
dc.date.available2009-07-20
dc.date.available2016-06-02T19:50:05Z
dc.date.issued2008-12-18
dc.identifier.citationROSSI, Ricardo Messias. Método para análise interna das organizações : uma abordagem a partir da Resource-Advantage Theory. 2008. 257 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3333
dc.description.abstractManagers use strategic planning in order to design the ways to get the organizational goals. In a competitive environment the organizations aim to overcome their competitors and to obtain superior financial performance. In order to reach this superior financial performance, the organizations manage their resources so as they can obtain a position of competitive advantage in the marketplace. Thus, the resource management is an important activity in the organizations and the internal analysis is a process that can support this activity. Methods and frameworks to support strategic analyses are no novelty in the business environment. In different intensities these structures of analyses are built up from theoretical knowledge and concepts. In this thesis it is proposed a set of steps to facilitate the strategic competitive planning of organizations. This set of steps was turned into a managerial framework of organizations internal analysis, using the Resource-Advantage Theory as theoretical basis. Thus, the main goal of this thesis was to develop a method, departing from the resource concept, for internal analysis of companies that are embedded in a context of market competition. Exploratory and qualitative research was carried out. Departing from literature review related to the theme, a preliminary method of internal analysis was built then validated and improved by means of collected data from field research. The field research consisted of six case studies with companies working in the area of agrochemicals industry in Brazil. The final version of the internal analysis method is made of six steps. The study contributes theoretically by discussing several concepts related to the Resource-Based Theory and the Resource-Advantage Theory. As a result, the study proposes a way of operationalization of the resource concept (that is a gap observed by some authors). Managerially speaking, the study contributes by providing the administrators with a method of analysis that supports decisions related to organizational resources management.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subjectPlanejamento empresarialpor
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectDesempenho organizacionalpor
dc.subjectAdministração estratégicapor
dc.subjectCadeia de valorpor
dc.subjectRecursospor
dc.subjectStrategic managementeng
dc.subjectBusiness strategyeng
dc.subjectCompetitioneng
dc.subjectResourceseng
dc.subjectValue chaineng
dc.subjectCompetitive advantageeng
dc.titleMétodo para análise interna das organizações : uma abordagem a partir da Resource-Advantage Theorypor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Lago da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728583H0por
dc.description.resumoAdministradores utilizam o planejamento estratégico visando desenhar os caminhos para atingir os objetivos organizacionais. Em um ambiente competitivo, as organizações visam superar seus concorrentes e obter desempenho financeiro superior. Para atingi-lo, as organizações gerenciam seus recursos no intuito de obter uma posição de vantagem competitiva no mercado. Nesse sentido, o gerenciamento de recursos é uma atividade importante dentro das organizações e a análise interna, um processo que pode auxiliar essa atividade. Métodos e ferramentas para suportar análises estratégicas não são novidade no meio empresarial. Em diferentes intensidades, essas estruturas de análise são concebidas a partir de conceitos e conhecimentos teóricos. Nesta tese, é proposta uma seqüência de etapas para facilitar o planejamento estratégico competitivo das organizações. Essa seqüência de etapas, cuja base teórica é a Resource-Advantage Theory, foi transformada em um método gerencial de análise interna das organizações. Assim, o objetivo geral deste estudo foi desenvolver um método, a partir do conceito de recursos , para análise interna de empresas inseridas em um contexto de competição de mercado. Foi realizada uma pesquisa exploratória e com abordagem qualitativa. A partir da revisão teórica da literatura pertinente ao tema, construiu-se um método preliminar de análise interna, posteriormente, validado e aprimorado por meio das informações coletadas na pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi composta por seis estudos de caso com empresas da indústria de defensivos agrícolas no Brasil. A versão final do método de análise interna é constituída por seis etapas. O estudo contribui teoricamente por meio da discussão de diversos conceitos relacionados à Resource-Based Theory e à Resource-Advantage Theory. Como resultado, o estudo propõe uma forma de operacionalização do conceito de recursos (lacuna observada na teoria por alguns autores). Gerencialmente, o estudo contribui fornecendo aos administradores um método de análise que suporta as decisões referentes ao gerenciamento de recursos da organização.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7803210668880380por


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