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dc.contributor.authorRuy, Marcelo
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:12Z
dc.date.available2011-11-22
dc.date.available2016-06-02T19:50:12Z
dc.date.issued2011-09-26
dc.identifier.citationRUY, Marcelo. Método de avaliação ambiental de conceitos de produtos baseado nas estratégias do DFE e no AHP. 2011. 247 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3378
dc.description.abstractThe objective of the present thesis is to propose and structure a method for environmental evaluation of products concepts based on DfE Strategies and AHP. The focus is on physical products, mainly consumer durable goods and capital goods. The justification for this choice is that sustainability is a big issue today, and in particular: the urgency of approaching environmental problems; its strong relationship with product development; and the need of methods and tools for addressing environmental issues at the initial phases of product design, more specifically methods for environmental evaluation of product concepts, due to its scarcity in the literature. This objective was reached in two stages. Initially, the method was structured in phases, stages and activities arranged in an orderly manner. The method was built from DfE strategies related to the product physical dimensions and expressed by the use and consumption of material resources. DfE Strategies was condensed in evaluation criteria. These criteria was subsequently related to a products environmental typology and further grouped by degree of similarity, forming a hierarchy of environmental criteria to be used with AHP. Thus, we sought to create a method applicable to a wide range of physical products and whose aim is to guide the user, step by step, in the evaluation of the concept that better fulfills DfE criteria, taking the whole life cycle of the product into account. In the second stage, the practical utility potential of the method was assessed by means of interviews and questionnaires with product development practitioners from three companies and with one DfE consultant. As a result, it was concluded that the proposed method constitutes in a contribution to the development of environmental responsible products.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de produtospor
dc.subjectProjeto conceitualpor
dc.subjectSeleção de conceitospor
dc.subjectDfEpor
dc.subjectMétodo de análise hierárquicapor
dc.subjectAHPpor
dc.subjectAvaliação Ambiental de Conceitospor
dc.subjectProduct developmenteng
dc.subjectConceptual designeng
dc.subjectEnvironmental evaluation of Conceptseng
dc.subjectDfEeng
dc.subjectAHPeng
dc.titleMétodo de avaliação ambiental de conceitos de produtos baseado nas estratégias do DFE e no AHPpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Alliprandini, Dário Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T7por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conceber e estruturar um método de avaliação ambiental de conceitos de produtos baseado nas Estratégias do DfE e no AHP, com foco nos produtos físicos, principalmente os bens de consumo duráveis e os bens de capital. A justificativa por esta escolha se deve à atualidade da temática da sustentabilidade e, em particular: à premência do tratamento da questão ambiental; sua forte dependência do processo de desenvolvimento de produtos; e à necessidade de métodos e ferramentas apropriados para se incorporar as questões ambientais nas fases iniciais do projeto do produto, mais especificamente métodos adequados à avaliação ambiental de conceitos de produtos, devido a sua escassez na literatura. Este objetivo foi alcançado por meio de duas etapas. Inicialmente, o método foi estruturado em fases, etapas e atividades, todas dispostas em uma ordem lógica. O método foi construído a partir de estratégias de DfE relacionadas à dimensão física do produto e expressas pelo uso e consumo de recursos materiais. As estratégias de DfE foram condensadas em critérios de avaliação. Tais critérios foram posteriormente relacionados com uma tipologia ambiental de produtos e depois agrupados por grau de semelhança, formando uma hierarquia de critérios ambientais para uso com o AHP. Desta maneira, buscou-se criar um método aplicável a uma gama de produtos físicos, cujo objetivo é orientar o usuário, passo a passo, na avaliação do conceito que mais bem atenda aos critérios do DfE, dentro de uma perspectiva de ciclo de vida do produto. A segunda etapa da pesquisa consistiu na avaliação do potencial de utilização prática do método por meio de entrevistas e questionários com profissionais ligados ao desenvolvimento de produtos de três empresas e com um consultor em DfE. Como resultado concluiu-se que o método proposto se constitui em uma contribuição para o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0656240596485093por


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