Show simple item record

dc.contributor.authorGuerreiro, Érico Daniel Ricardi
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:16Z
dc.date.available2012-08-31
dc.date.available2016-06-02T19:50:16Z
dc.date.issued2012-06-01
dc.identifier.citationGUERREIRO, Érico Daniel Ricardi. Estratégia de produção em microempresas de marcenaria.. 2012. 146 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3399
dc.description.abstractApparently, the small wood furniture factories have an outdated organization of production, however, they are active in the market for quite some time. In order to understand how the manufacturing strategy of small wood furniture factories helps these companies to stay in the market, this paper studies the content of manufacturing strategy, its alignment with the competitive strategy and with the production system. A research methodology combined a cross-sectional exploratory survey with 40 companies and a multiple case research in three companies. It was observed that the manufacturing strategy adopted is aligned with the competitive strategy of companies. It was observed also that the production system is suitable for manufacturing strategy, but results in some incompatibility with the delivery performance and cost. The main limitation of this study is the geographic concentration of companies participants.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégia de produçãopor
dc.subjectPrioridades competitivaspor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectMarcenariapor
dc.subjectMicroindústriapor
dc.subjectCompetitive prioritieseng
dc.subjectManufacturing Strategyeng
dc.subjectSmall businesseng
dc.subjectSmall wood furniture factorieseng
dc.titleEstratégia de produção em microempresas de marcenariapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Camarotto, João Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1427853773681255por
dc.description.resumoAparentemente, as marcenarias apresentam uma organização produtiva desatualizada, no entanto, elas estão ativas no mercado há bastante tempo. Visando entender como a estratégia de produção adotada pelas microempresas de marcenaria contribui a permanência dessas empresas no mercado, este trabalho estuda o conteúdo de estratégia de produção, seu alinhamento com a estratégia competitiva e com o sistema de produção. Como metodologia de pesquisa combinou-se um levantamento exploratório transversal com 40 empresas e um Estudo de Caso múltiplo em três empresas. Observou-se que a estratégia de produção adotada está alinhada a estratégia competitiva das empresas. Observou-se, também, que o sistema de produção é adequado a estratégia de produção, mas resulta em algumas incompatibilidades com o custo e o desempenho de entregas. A principal limitação deste trabalho é a concentração geográfica das empresas estudadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773328H4por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record