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dc.creatorMilaneze, Kleber Luiz Nardoto
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:19Z
dc.date.available2013-02-26
dc.date.available2016-06-02T19:50:19Z
dc.date.issued2012-08-29
dc.identifier.citationMILANEZE, Kleber Luiz Nardoto. Internacionalização e mudança na gestão : um estudo de caso na indústria de eletrodomésticos de linha branca. 2012. 138 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3415
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the process of ownership change in an appliance company, checking the impacts brought by this process in its management. For this study, it was performed a case study, during which were conducted interviews with managers from different areas of the company. It was also based on a literature in academic journals, economic analysis and sector and public agencies publications on the process of internationalization, the Brazilian economic indicators, and the appliance industry. The 1990s was a period remarkable for the internationalization of the economy, with the rise in trade, finance and information between countries. Brazil was integrated through this process by the trade liberalization for imports, which, together with the macroeconomic and political stability, have made the country more attractive for foreign investment. This context coincided with a period of an overvalued exchange rate, which, together with high domestic interest rates, led to the acquisition of national capital companies in various industries, including appliance industry. Since then, this industry has become an oligopoly, dominated by a few large multinational companies with significant consequences for the management of companies in Brazil. In the studied company, there have been significant changes in the management staff, in the organizational structure, as well as its strategic position, with implications for the operations and human resources management.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectIndústria de linha brancapor
dc.subjectAdministração - fusõespor
dc.subjectAdministração - aquisiçõespor
dc.subjectAdministração da produçãopor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectAppliance industryeng
dc.subjectMergers and acquisitionseng
dc.subjectOperations Managementeng
dc.titleInternacionalização e mudança na gestão : um estudo de caso na indústria de eletrodomésticos de linha brancapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Rachid, Alessandra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6981682198988902por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1273696629694839por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é analisar o processo de mudança de propriedade de uma empresa de eletrodomésticos de linha branca nacional, verificando os principais impactos trazidos por este processo em sua gestão. Para este estudo, foi realizado um estudo de caso na empresa de linha branca analisada, na qual foram realizadas entrevistas com gestores de diferentes áreas. Também foi realizado um levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas, de análise econômica e setorial e de órgãos públicos sobre o processo de internacionalização, indicadores econômicos do Brasil e da indústria de linha branca. A década de 1990 foi um período marcante para o processo de internacionalização da economia, com o aumento do fluxo comercial, financeiro e de informações entre países. O Brasil se integrou a esse processo por meio da abertura comercial para as importações, o que, aliado à estabilização macroeconômica e política, tornaram o país mais atrativo para receber investimentos estrangeiros. Este contexto coincidiu com um período de sobrevalorização cambial, o que, juntamente com as altas taxas de juros internas, levou à aquisição de várias empresas de capital nacional em diversas indústrias, incluindo a de eletrodomésticos de linha branca. A partir de então, esta indústria tornou-se um oligopólio, dominada por poucas grandes empresas multinacionais, o que levou a mudanças significativas na gestão de empresas no Brasil. No caso da empresa estudada, verificaram-se mudanças significativas no corpo de gestores, na estrutura organizacional, bem como em seu posicionamento estratégico, com consequências para a gestão da manufatura e de recursos humanos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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