Show simple item record

dc.contributor.authorLazarin, Daniel França
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:20Z
dc.date.available2013-05-23
dc.date.available2016-06-02T19:50:20Z
dc.date.issued2013-02-28
dc.identifier.citationLAZARIN, Daniel França. Estratégia de produção e a abordagem da manufatura enxuta: estudos de caso no setor de autopeças brasileiro. 2013. 253 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3423
dc.description.abstractIn the 1950s, Japanese companies in the automotive sector, in particular the Toyota Motor Company, began to develop different methods to manufacture vehicles in relation to those used by U.S. industry, known at the time as a system of mass production (OHNO 1997; WOMACK et al. 1992; CUSUMANO, 1989). Breaking this paradigm resulted in a new production model, known as the Toyota Production System (TPS) and popularized in the west by the name of lean manufacturing (LM) or lean production (LP). With the implementation of new production systems, it is generally verified that changes occur in production strategies (PSs), in coordinating the flow of materials and information and also the relationships between customers and suppliers, and these can have major impacts on the ways organizational implemented. Given this context, the main objective of this work is to identify and analyze the relationships between production strategies and lean manufacturing approach in three companies of the auto parts industry that have adopted lean manufacturing as a system for production management, trying to verify the role that STP has in the PSs of each company. We opted for a qualitative approach and the research strategy used was the case study. The results of the study indicate that production strategies and lean production are effectively aligned in the cases studied, showing that LP acts supporting the PS of the companies.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégia de produçãopor
dc.subjectManufatura enxutapor
dc.subjectIndústria de autopeçaspor
dc.subjectProduction Strategyeng
dc.subjectLean Manufacturingeng
dc.subjectAuto parts Industryeng
dc.titleEstratégia de produção e a abordagem da manufatura enxuta: estudos de caso no setor de autopeças brasileiropor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Nogueira, Edemilson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4709017T4por
dc.description.resumoNa década de 1950, as empresas japonesas do setor automobilístico, em especial a Toyota Motor Company, começaram a desenvolver métodos diferentes de fabricar veículos em relação aos utilizados pela indústria americana, conhecido na época como sistema de produção em massa (OHNO, 1997; WOMACK et al., 1992; CUSUMANO, 1989). A quebra desse paradigma resultou em um novo modelo de produção, conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP) e popularizado no ocidente com o nome de manufatura enxuta (ME) ou produção enxuta (PE). Com a implantação de novos sistemas de produção, verifica-se geralmente que ocorrem mudanças nas estratégias de produção (EPs), na coordenação do fluxo de materiais e informações e ainda, nas relações entre clientes e fornecedores, e estes podem ter impactos importantes nas formas organizacionais implementadas. Diante deste contexto, o objetivo principal deste trabalho é identificar e analisar as relações existentes entre as estratégias de produção e a abordagem da manufatura enxuta em três empresas do setor de autopeças que adotaram o lean manufacturing como sistema para a gestão da produção, procurando verificar o papel que o STP exerce nas EPs de cada companhia. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicam que as estratégias de produção e a produção enxuta se encontram efetivamente alinhadas nos casos estudados, mostrando que a PE atua dando suporte à EP das empresas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1495222500800817por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record