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dc.contributor.authorIannoni, Ana Paula
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:24Z
dc.date.available2005-05-06
dc.date.available2016-06-02T19:50:24Z
dc.date.issued2005-03-11
dc.identifier.citationIANNONI, Ana Paula. Otimização da configuração e operação de sistemas médicos emergenciais em rodovias utilizando o modelo hipercubo.. 2005. 230 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3446
dc.description.abstractThe purpose of this study is to develop effective methods to analyze the configuration and operation of the emergency medical systems (EMS) on highways. Due to the stochastic nature of these systems, especially in the arrival and assistance processes of the emergency calls, we apply the Hypercube Queuing Model to evaluate the performance measures of the system. This is a well-known model in the location literature, which is based on spatially distributed queuing theory. The EMS on highways operate within a particular dispatching policy which considers that only some ambulances in the system can travel to certain regions (partial backup) and multiple dispatch of ambulances to respond to certain calls. In this study we extend the Hypercube model to deal with these situations. Since the Hypercube model is a descriptive model, we also develop a Hypercube embedded genetic algorithm to create a prescriptive approach to optimize the configuration and operation of EMS on highways. This approach can support decisions at the strategic level, for example, the location of ambulances along the highway and the primary response area to each ambulance, as well as, decisions on the operational level, for example, the optimal dispatch policy of ambulances to respond to the emergency calls and the coverage area to each ambulance (if the system configuration can be modified according to the operational conditions of the week or the day). In order to evaluate the performance of the proposed approach, we conducted experiments using the data of two realsystems: the EMS Anjos do Asfalto (Presidente Dutra highway) and EMS Centrovias (portions of the highways Washington Luis, Eng. Paulo Nilo Romano e Comandante João Ribeiro de Barros) in São Paulo State. The results show that the approach is effective to support planning and operation decisions in such systems.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLogística empresarialpor
dc.subjectRodoviaspor
dc.subjectAtendimento médico - emergencialpor
dc.subjectModelo hipercubopor
dc.subjectHypercube modeleng
dc.subjectEmergency medical systemseng
dc.subjectAmbulance deploymenteng
dc.subjectHighwayseng
dc.titleOtimização da configuração e operação de sistemas médicos emergenciais em rodovias utilizando o modelo hipercubo.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Morabito Neto, Reinaldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4723157U6por
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é desenvolver métodos efetivos para analisar a configuração e operação de sistemas de atendimento emergencial (SAEs) em rodovias. Devido às características estocásticas de tais sistemas, principalmente nos processos de chegada e atendimento dos chamados de emergência, aplicamos o modelo Hipercubo para analisar as medidas de desempenho do sistema. Este modelo, conhecido na literatura de localização de sistemas de emergência, é baseado em teoria de filas espacialmente distribuídas. Os SAEs em rodovia operam com uma política de despacho particular, a qual admite que apenas algumas ambulâncias do sistema possam viajar a determinadas regiões (backup parcial) e utiliza múltiplo despacho de ambulâncias para atender a certas chamadas. Neste trabalho estendemos o modelo Hipercubo para analisar tais situações. Como o modelo Hipercubo é descritivo, combinamos estas extensões do modelo Hipercubo com um algoritmo genético para obter uma abordagem prescritiva capaz de otimizar a configuração e operação de SAEs em rodovias. Tal abordagem pode ser útil para apoiar decisões no plano estratégico, por exemplo, a localização das bases das ambulâncias ao longo da rodovia e o dimensionamento das regiões de cobertura de cada base. Assim como apoiar decisões no plano operacional, por exemplo, a escolha da política de despacho das ambulâncias para atender chamados de urgência e a determinação das áreas de cobertura de cada servidor (quando a configuração do sistema puder ser alterada de acordo com as condições operacionais de uma semana ou de um dia). Para analisar o desempenho desta abordagem, realizamos estudos de casos com dados reais do sistema Anjos do Asfalto (rodovia Presidente Dutra) e da concessionária Centrovias (trechos das rodovias Washington Luis, Eng. Paulo Nilo Romano e Comandante João Ribeiro de Barros), no interior de São Paulo. Os resultados mostram que a abordagem é efetiva para apoiar decisões relacionadas ao planejamento e operação destes sistemas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706339T6por


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