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dc.contributor.authorLourenzani, Ana Elisa Bressan Smith
dc.date.accessioned2016-06-02T19:50:29Z
dc.date.available2007-07-04
dc.date.available2016-06-02T19:50:29Z
dc.date.issued2006-02-13
dc.identifier.citationLOURENZANI, Ana Elisa Bressan Smith. Condicionantes para inserção de pequenos produtores em canais de distribuição: uma análise das ações coletivas.. 2006. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3475
dc.description.abstractCollective actions are suggested by several authors as an opportunity for small farmers to be included in marketing channels. In this context, this research proposes a model for the analysis of horizontal and vertical collective actions within marketing channels. The model was developed under different theoretical approaches: sociological, economical and managerial. The sociological approach is based on the assumption that the social aspects involved in the formation of a group, such as collective objectives, social capital and equity, are determining aspects of collective action. Economic aspects, which contribute to the establishment of relationships between business partners, comprise mainly transaction cost economics, thus suggesting that cost reduction is the determinant for building cooperative relationships within supply chains. According to the managerial approach, which is based on supply chain management theory, intra- and inter-organizational management and relationships have a synergic effect which improves the performance of the system as a whole. However, several factors of sociological and economic nature, which are complementary to supply chain management theory, must be considered in the process of decision-making. This integration allowed for the identification of causal relation among the conditions that made viable the access of small farmers to marketing channels. For that, a methodological structure led to the development a systemic model, which demonstrated the interrelations among the conditions. The conclusions allowed for the elaboration of recommendations, which can be implemented as innovator systems, aiming shared gains among channel agents. Those are expected to benefit agents through sustainable longterm relationships.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCanais de distribuiçãopor
dc.subjectAção coletivapor
dc.subjectHorticulturapor
dc.subjectExclusãopor
dc.titleCondicionantes para inserção de pequenos produtores em canais de distribuição: uma análise das ações coletivas.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silva, Andrea Lago da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728583H0por
dc.description.resumoAs ações coletivas são sugeridas por diversos autores como uma oportunidade para pequenos produtores se inserirem nos canais de distribuição. Nesse contexto, este trabalho propôs um modelo de análise de ações coletivas horizontais e verticais dentro de canais de distribuição. O modelo foi desenvolvido sob diferentes abordagens teóricas: a sociológica, a econômica e a gerencial. A abordagem sociológica auxilia no entendimento dos aspectos sociais que levaram à formação dos grupos destacando-se os objetivos coletivos, o capital social e a eqüidade como fatores determinantes na construção da ação coletiva. A abordagem econômica considerou a economia dos custos de transação, que sugere que a redução desses custos é determinante na construção de uma ação coletiva. A abordagem gerencial, com base na teoria da gestão da cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição, partiu do princípio que a gestão e os relacionamentos intra e interorganizacional provocam um efeito sinérgico resultando no desempenho superior de todo o sistema. A partir da integração dos conceitos foi possível identificar uma relação causal entre condicionantes que viabilizaram o acesso dos pequenos produtores a canais de distribuição que permitiram ganhos compartilhados. Para tal, foi desenvolvida uma estrutura metodológica que permitiu o desenvolvimento de um modelo sistêmico que serviu como base para identificação dos condicionantes e das suas interrelações. A identificação dos condicionantes proporcionou a elaboração de recomendações que poderão ser implementadas como sistemas inovadores, visando a ganhos compartilhados de forma mais eqüitativa entre os agentes que compõem os canais de distribuição.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P299278por


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