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dc.creatorLeite, Daniela Cristina Medeiros
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:20Z
dc.date.available2007-07-10
dc.date.available2016-06-02T19:51:20Z
dc.date.issued2005-11-11
dc.identifier.citationLEITE, Daniela Cristina Medeiros. Método para implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001:2000.. 2005. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3479
dc.description.abstractThe family of ISO 9000 standards is being constantly adopted by the companies, manufacturing and services, as a base to implement a quality management system. With the 2000 review, the ISO 9000 has progressed from a quality assurance system to a quality management system, incorporating the eight total quality principles. For this reason, in order to companies achieve success in the ISO 9001:2000 implementation, it is necessary that these principles become part of their culture, because there is a cultural gap between the quality assurance and quality management concepts. In this context, the objective of this study is propose a method of implementing a quality management system (QMS), based on the ISO 9001:2000 standard, considering, beyond the requirements demanded by the standard, aspects related to company culture, human resources qualification and use of continuous improvement methods and tools. The development of this study happened through an action research, using the method SSA (Soft System Analysis), in a leather industry, which was at an intermediate phase of ISO 9001:2000 standard implementation. The finds achieved in the research showed that the method proposed was adequate to the initial objective, because it suggests actions that can minimize or eliminate the gaps existent in a quality management system, and helped the company to achieve a considerable improvement in its QSM. Besides, it was possible to conclude that the ISO 9001:2000 standard should not be implemented only through written procedures and training routines, but aspects like company culture and human resources should also be considered.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectISO 9001por
dc.subjectISO 9000por
dc.subjectCertificação da qualidadepor
dc.subjectQuality management systemeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectISO 9000eng
dc.subjectISO 9001:2000eng
dc.titleMétodo para implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma ISO 9001:2000.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.description.resumoAs normas da série ISO 9000 vêm sendo fortemente adotadas pelas empresas, tanto de manufatura como de serviços, como base para implantação de um sistema de gestão da qualidade. Com a revisão de 2000, a ISO 9000 evolui de um sistema de garantia da qualidade para um sistema de gestão da qualidade, incorporando os oito princípios de gestão da qualidade. Por esse motivo, para que as empresas obtenham êxito na implantação da ISO 9001:2000, é necessário que esses princípios façam parte da sua cultura, pois existe uma lacuna cultural entre os conceitos de garantia e de gestão da qualidade. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho foi propor método para implantação de um sistema de gestão da qualidade (SGQ), baseado na norma ISO 9001:2000, considerando, além dos requisitos exigidos pela norma, aspectos relacionados à cultura organizacional, capacitação dos recursos humanos e utilização de métodos e ferramentas para melhoria contínua, a fim de eliminar e/ou minimizar fatores que poderiam comprometer o sucesso da implantação do SGQ. O desenvolvimento do trabalho ocorreu por meio de uma pesquisa-ação, com a utilização do método SSA ( Soft System Analysis ), em uma empresa do setor de couros, em fase intermediária de implantação da norma ISO 9001:2000. Os resultados obtidos na pesquisa de campo mostraram que o método proposto foi adequado ao objetivo inicial do trabalho, pois sugere ações capazes de minimizar ou até eliminar as lacunas existentes em um sistema de gestão da qualidade, e auxiliou a empresa a obter uma melhoria considerável em seu SGQ. Além disso, foi possível concluir que a ISO 9001:2000 não deve ser implantada apenas por meio de elaboração de procedimentos e rotinas de treinamentos, mas também devem ser considerados fatores como a cultura organizacional e a capacitação dos recursos humanos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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