dc.contributor.author | Schiavi, Sandra Mara de Alencar | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:51:23Z | |
dc.date.available | 2004-08-13 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:51:23Z | |
dc.date.issued | 2003-02-17 | |
dc.identifier.citation | SCHIAVI, Sandra Mara de Alencar. Os programas de reforma agrária "cédula da terra" e "convencional": uma análise comparativa.. 2003. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3497 | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Minas Gerais | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Reforma agrária | por |
dc.subject | Agricultura e Estado | por |
dc.subject | Agricultura familiar | por |
dc.subject | Sistemas de produção | por |
dc.subject | Planejamento regional | por |
dc.title | Os programas de reforma agrária "cédula da terra" e "convencional": uma análise comparativa. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza Filho, Hildo Meirelles de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780562T2 | por |
dc.description.resumo | O processo de distribuição de terras revela-se de suma importância para o desenvolvimento sustentável no Brasil, e trouxe benefícios a milhares de famílias pelo mecanismo de reforma agrária convencional na década de 90. Não se pode negar,
entretanto, que existem pontos questionáveis nesse mecanismo, como os elevados custos burocráticos e judiciais, a duvidosa eficiência na escolha dos beneficiários e da terra, o seu caráter paternalista, entre outros. Como alternativa, o governo lançou em 1998, em cinco estados do país, o Programa Cédula da Terra (PCT). Suas principais
diferenças são a auto-seleção dos beneficiários, a escolha e compra da terra, em conjunto com a aquisição de insumos e equipamentos e o acesso à assistência técnica, entre outros. Os projetos de assentamento do INCRA e do PCT apresentam estruturas de governança distintas, dadas suas diferenças na seleção de terras, seleção de
beneficiários, investimentos e disponibilidades de recursos. A hipótese geral é que as diferenças nas estruturas de governança podem levar a resultados distintos, principalmente em termos de alocação dos recursos, eficácia, eficiência e produtividade.
A presente dissertação investiga os impactos dessas diferenças, estudando o perfil dos
beneficiários do PCT e do INCRA e as condições de vida das famílias, as estruturas de produção adotadas, a capacidade e o nível de capitalização. Para a realização do trabalho foi utilizado banco de dados com informações obtidas via aplicação de
questionários por membros da equipe FECAMP/UNICAMP com recursos do
NEAD/MDA. Foi possível concluir que as diferenças nas estruturas de governança dos dois programas, apenas em parte, possibilitaram distinções entre os produtores, principalmente no que se refere à seleção dos beneficiários e ao caráter associativista. De uma maneira geral, os indivíduos beneficiados pelos programas de reforma agrária
pelo PCT e pelo INCRA mostraram-se bastante semelhantes no que concerne às
estruturas de produção e aos resultados alcançados, podendo ser afirmado que a
hipótese acima foi considerada parcialmente verdadeira. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.contributor.authorlattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4706259U6 | por |