Mostrar registro simples

dc.creatorLeite, Reinaldo Batista
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:24Z
dc.date.available2004-08-15
dc.date.available2016-06-02T19:51:24Z
dc.date.issued2003-02-05
dc.identifier.citationLEITE, Reinaldo Batista. Metodologia para diagnosticar problemas e necessidades da área produtiva e sua aplicação em pequenas e médias fundições e fabricantes de calçados.. 2003. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3504
dc.description.abstractCompanies need to know their environment, their strengths and their weaknesses in relation to competitors, so that they get benefits, consolidating themselves in this environment. In great companies, there are best conditions to perform self-knowledge studies and market studies internally, or still hiring agencies which make such studies. This is more difficult to happen in small or medium companies. In that way, studies with the purpose of producing a diagnosis for a company or for an industrial segment become important, mainly for small or medium companies, not only for the involved companies, but also for the scientific community, that can focus their research efforts in subjects that are of interest for the companies as for the scientific community. The objectives of this dissertation are to propose a methodology for diagnosing problems and needs in the productive area of small-medium sized industrial companies and its application in two different industrial segments: make-to-order foundries of the interior of São Paulo state and footwear manufacturers of Birigui-SP. The methodology consists in a survey (evaluation research), using questionnaires and interviews. The survey and the use of the inductive method of research make possible a visualization of the situation faced by the industrial segment in study. The application of the proposed methodology was able to show many production characteristics of the segments: make-to-order foundries of the interior of São Paulo state and footwear manufacturers of Birigui-SP.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração da produçãopor
dc.subjectMetodologia de diagnósticopor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectProblemas e necessidades da área produtivapor
dc.subjectFundições de mercadopor
dc.subjectCalçados - indústriapor
dc.subjectDiagnosis methodologyeng
dc.subjectSmall-medium sized industrial companieseng
dc.subjectProblems and needs in the productive areaeng
dc.subjectMake-to-order foundrieseng
dc.subjectFootwear manufacturerseng
dc.titleMetodologia para diagnosticar problemas e necessidades da área produtiva e sua aplicação em pequenas e médias fundições e fabricantes de calçados.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fernandes, Flavio Cesar Faria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781303D7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6639852633128952por
dc.description.resumoAs empresas necessitam conhecer o ambiente em que estão inseridas, seus pontos fortes e suas fraquezas com relação aos seus concorrentes, de modo que elas venham a se beneficiar e com isso se firmar neste ambiente. No caso de grandes empresas, há melhores condições para se realizar internamente estudos de autoconhecimento e estudos de mercados, ou ainda contratar agências que façam tais estudos, o que é mais difícil ocorrer em empresas de menor porte. Dessa forma, estudos com a finalidade de produzir diagnósticos de uma empresa ou de um segmento industrial tornam-se importantes, principalmente para empresas menores, não apenas para as empresas envolvidas, mas também para a comunidade científica, que podem direcionar seus esforços em questões que sejam de interesse tanto para as empresas quanto para a comunidade científica. Este trabalho tem por objetivos propor uma metodologia para diagnóstico de problemas e necessidades da área produtiva em pequenas e médias empresas industriais e aplicá-la em dois segmentos industriais distintos: fundições de mercado (que operam sob encomenda) do interior do estado de São Paulo e fabricantes de calçados de Birigui-SP. A metodologia consiste em uma pesquisa do tipo survey (pesquisa de avaliação), utilizando-se de questionários e entrevistas com empresas, que em conjunto com o método indutivo de pesquisa possibilitam uma visão da situação enfrentada pelo segmento industrial em estudo (uma fotografia do setor no período em que o estudo é realizado). Esta metodologia pode ser adaptada para ser aplicada em segmentos industriais diversos; isso foi feito para os segmentos de fundição de mercado do interior do estado de São Paulo e de fabricantes de calçados da cidade de Birigui-SP. As informações coletadas permitiram caracterizar os problemas da área produtiva destes dois segmentos e tirar várias conclusões sobre as relações das variáveis utilizadas no estudo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples