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dc.contributor.authorBachega, Stella Jacyszyn
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:24Z
dc.date.available2007-10-19
dc.date.available2016-06-02T19:51:24Z
dc.date.issued2006-12-15
dc.identifier.citationBACHEGA, Stella Jacyszyn. Paradigmas estratégicos de gestão de manufatura nos pólos de Franca, Birigui e Jaú: análise por meio de um survey.. 2006. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3506
dc.description.abstractThis research presents the application of the Strategic Manufacturing Management Paradigm (SMMP) identification method and the most appropriate SMMP for an organization in the three main footwear areas of the state of São Paulo: Franca, Birigui and Jaú. This method was developed by Godinho Filho e Fernandes (2006a). The research procedure used was survey. Thirty companies were selected using random probabilistic sampling, where 10 of them were interviewed in each studied area. Only 29 companies that composed the sample participated in the research. Based on the identification of the used SMMPs, it was verified that most of the companies didn t have strategic focus, which was elucidated by cases of inconsistency among ends and means. The SMMPs identified in some companies were: Responsive manufacturing and Mass customization. During the identification of the ideal SMMPs, it was observed that most of the companies focused non-coherent objectives due to the turbulence of the market in which they are inserted into. Amongst the SMMPs considered appropriate to some companies, the following could be identified: Responsive Manufacturing/ Mass Customization and Mass Customization/Agile Manufaturing. This dissertation presents contributions for the Production Management literature, by means of the identification of the possible types of strategic integration in an organization, as for the Brazilian shoe factoring market, supplying relevant information for a field that is in crisis, besides motivating new researches on the researched theme.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração da produçãopor
dc.subjectSurveypor
dc.subjectIndústria do calçadopor
dc.subjectEstratégia de produçãopor
dc.subjectStrategic manufacturing management paradigmseng
dc.subjectSurveyeng
dc.subjectFootwear sectoreng
dc.titleParadigmas estratégicos de gestão de manufatura nos pólos de Franca, Birigui e Jaú: análise por meio de um survey.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Godinho Filho, Moacir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136685270563354por
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a aplicação do método de identificação do Paradigma Estratégico de Gestão da Manufatura (PEGEM) utilizado e do PEGEM mais adequado para uma empresa nos três principais pólos do estado de São Paulo: Franca, Birigui e Jaú. Este método foi desenvolvido por Godinho Filho e Fernandes (2006a). O procedimento de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Foram selecionadas 30 empresas por meio de amostragem probabilística e aleatória, na qual foram entrevistadas 10 em cada pólo estudado. Apenas 29 empresas que compunham a amostra participaram da pesquisa. Na identificação dos PEGEMs utilizados, verificou-se que a maioria das empresas se encontra sem foco estratégico, apresentando também, casos de inconsistência entre fins e meios. Os PEGEMs identificados em algumas empresas foram: Manufatura Responsiva e Customização em Massa. Durante a identificação dos PEGEMs ideais, observou-se que a maioria das empresas foca objetivos não coerentes com a turbulência do mercado em que atuam. Dentre os PEGEMs considerados adequados a algumas empresas, identificou-se: Manufatura Responsiva/Customização em Massa e Customização em Massa/Manufatura Ágil. Esta dissertação apresenta contribuições tanto para a literatura em Gestão da Produção, por meio da identificação dos tipos possíveis de integração estratégica em uma organização, como para o setor calçadista brasileiro, fornecendo informações relevantes para um setor que está em crise, além de motivar novas pesquisas sobre o tema pesquisado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6057931770645811por


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