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dc.contributor.authorBosi, Mirela Guedes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:25Z
dc.date.available2004-08-15
dc.date.available2016-06-02T19:51:25Z
dc.date.issued2003-12-19
dc.identifier.citationBOSI, Mirela Guedes. Caracterização da gestão e de atividades de capacitação para o processo de desenvolvimento de produto alimentício: estudos de caso.. 2003. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3509
dc.description.abstractDuring the 90s, Brazilian market open to imported goods sets the beginning of food industry transformation in Brazil. Other factors led to competitiveness growth among food companies, such as: the development of new technology, and consumers knowledge and expectation level increase. Therefore, food companies were forced to seek for competitive advantage which allowed the differentiation of their products in the market. In this context, product development process (PDP) gains fundamental importance. Due to the importance of PDP in the food industry, this work seeks characterize the food product development process management. Besides, this work aims to characterize the capability to PDP. In order to reach these purposes, eight food companies and three organizations (ITAL, SENAI, and a consultant company) that backup food industry were studied. Three food companies were chosen out of the eight which were studied and were presented in this work. The chosen companies have a more structured PDP, which allows a discussion on capability building process. The findings showed that food companies follow a sequence of phases and activities during PDP. This sequence is very similar when food companies are compared with each other and with the theoretical background. Concerning capability, food companies see capability building restrict to courses, and to market fairs visiting. The organizations that backup food industry serve mainly small companies, which do not have either enough technical or managerial knowledge in order to develop a product. Therefore, we consider that food product development process management is based on technical aspects. However, a minimal of managerial structure has been started by the companies. Besides, the need to develop new products tends to make food companies put in resources to build capability.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de novos produtospor
dc.subjectAlimentos - indústriapor
dc.subjectConstrução da capacitaçãopor
dc.subjectProcesso de desenvolvimento de produtopor
dc.subjectProduct development processeng
dc.subjectFood industryeng
dc.subjectCapability buildingeng
dc.titleCaracterização da gestão e de atividades de capacitação para o processo de desenvolvimento de produto alimentício: estudos de caso.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alliprandini, Dário Henrique
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793463T7por
dc.description.resumoNa década de 90, a abertura do mercado brasileiro à importação marca o início da reestruturação da indústria brasileira de alimentos. Outros acontecimentos também contribuíram para o crescimento da concorrência entre as empresas de alimentos, como o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento do nível de conhecimento e de expectativas dos consumidores. Portanto, as empresas foram obrigadas a buscar vantagens competitivas que possibilitassem a diferenciação de seus produtos no mercado. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento de produto (PDP) passou a ter fundamental importância. Considerando a importância do PDP na indústria de alimentos, este trabalho tem como objetivo caracterizar a gestão do processo de desenvolvimento de produto em empresas da indústria de alimentos. Além disso, este trabalho visa caracterizar a capacitação para o PDP. Para que os objetivos fossem alcançados, foram realizados estudos de caso em oito empresas alimentícias e em três instituições (ITAL, SENAI e uma empresa de consultoria) de apoio à indústria de alimentos. Das oito empresas pesquisadas, foram selecionadas três para apresentação e análise dos resultados. As empresas selecionadas possuem o PDP mais bem estruturado, possibilitando uma discussão acerca da capacitação para esse processo. Como resultado, foi constatado, que as empresas de alimentos seguem uma seqüência de fases e atividades no PDP. Essa seqüência é bastante similar tanto na comparação entre empresas, quanto na comparação com a literatura. Quanto à capacitação, as empresas de alimentos vêem a construção da capacitação para o PDP limitada a cursos e treinamentos, e a visitas a feiras. As instituições de apoio prestam serviços principalmente a pequenas empresas, que não possuem conhecimento técnico e gerencial necessário ao desenvolvimento de produto. Conclui-se que a gestão do PDP alimentício é muito baseada no aspecto técnico. Porém, um mínimo de estruturação para gestão já foi iniciado pelas empresas. Além disso, a necessidade de desenvolver novos produtos tende a fazer com que as empresas de alimentos aloquem recursos para a construção da capacitação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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