Show simple item record

dc.contributor.authorLeite, Elaine da Silveira
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:28Z
dc.date.available2007-07-10
dc.date.available2016-06-02T19:51:28Z
dc.date.issued2007-02-28
dc.identifier.citationLEITE, Elaine da Silveira. Governança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3528
dc.description.abstractThe objective of this work is to sketch a cognitive framing reflecting on the corporate governance issue as a condition for the Brazilian financial market construction. To reach this objective, it was made a bibliographical revision about the corporate governance issue, which took to a preliminary study with the shareholders and their representative entity aiming to verify the convergence of diverse entrepreneurs speeches regarding the corporate governance. The following chapter is about how the media frame the corporate governance question in the press Revista Exame and the newspapers Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo. The Economic Sociology approach helps to understand these data results aiming to apprehend the new dynamics in the brazilian imaginary fomented by the corporate governance ideology.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGovernança corporativapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectSociologia econômicapor
dc.subjectMercado financeiropor
dc.subjectCorporate governanceeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectFinancial marketeng
dc.subjectEconomic sociologyeng
dc.titleGovernança corporativa e mídia : a construção do mercado financeiro no Brasil.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Grün, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6028266827740491por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal esboçar um enquadramento cognitivo refletindo sobre a questão da governança corporativa como condição para a construção do mercado financeiro no Brasil. Para isso, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, a qual nos levou a realização de um estudo exploratório com os acionistas e a Animec, com o propósito de averiguar a convergência entre os discursos criados pelos empreendedores da governança corporativa. Em seguida, abordamos como a mídia enquadrou a governança corporativa através da Revista Exame e dos jornais Gazeta Mercantil, Valor Econômico, Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Assim, por meio da interpretação destes eventos e dos conceitos teóricos fornecidos pela corrente em que se inscreve este estudo a sociologia econômica, buscamos apreender a dinâmica que se estabelece no imaginário brasileiro fomentado pelo ideário da governança corporativa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7187331231544047por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record