Show simple item record

dc.creatorSenapeschi Neto, Alberto
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:36Z
dc.date.available2008-08-01
dc.date.available2016-06-02T19:51:36Z
dc.date.issued2008-06-16
dc.identifier.citationSENAPESCHI NETO, Alberto. Gestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinal. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3579
dc.description.abstractIn the last years, some expressions such enterprises and supplier cooperation relationship have became used. The main objective of those relationships is to improve the competitiveness of the organizations through costs reductions and quality / flexibility improvements. On this context, this work presents and analyzes, through a case study method, a new form of purchasing management in a stationery products company that is the Brazilian leader of its segment. The enterprise looks for a higher organizational strategy alignment in order to guarantee its leadership. To achieve this aim, the enterprise changed its manufacturing management framework, initially based just on cost and quality issues, to a more responsive paradigm. The work presents all changes inside the purchasing department and the consequent effects to other areas directly related to the acquisition process. A theoretical and empiric analyses is presented, where the research, based on theory, identify the main manufacturing management strategic paradigms and how they can be related to the state of art in purchasing management. Following, the work presents the purchasing management framework of the organization in two different moments: from 1998 to 2001 and after 2002. It will be possible to realize how strategic the purchasing management can become to an organization. The results can be useful to enterprises with the same characteristics or inserted in the same process of change.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão de suprimentospor
dc.subjectCompraspor
dc.subjectParadigmas estratégicos de gestão da manufaturapor
dc.titleGestão estratégica de compras em uma empresa do segmento de material escolar : estudo de caso longitudinalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Godinho Filho, Moacir
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136685270563354por
dc.description.resumoNos últimos anos tem se tornado comum a utilização de expressões como relacionamentos de cooperação entre empresas e seus fornecedores, sendo que o principal objetivo desta aproximação está no aumento da competitividade da empresa, seja através da redução de custos, da melhoria da qualidade de seus produtos e/ou da maior flexibilidade em suas operações. É neste contexto, que este trabalho se insere, uma vez que tem como objetivo principal apresentar e discutir, por meio de um estudo de caso, a mudança na forma de gestão de compras implementada por uma empresa de produtos de escrita e pintura, líder no segmento de material escolar no Brasil, na busca de um maior alinhamento das estratégias corporativas e aumento de competitividade nos negócios. Em função deste novo cenário a empresa em questão identificou a necessidade de mudança no modelo de gestão da produção, inicialmente focado quase que exclusivamente em custo e qualidade - um modelo da manufatura em massa - passando para um modelo mais responsivo, característico dos paradigmas atuais de manufatura. O trabalho apresenta toda a transformação dentro do departamento de compras e suas relações com as demais áreas da organização, que visaram contribuir estrategicamente para esta mudança de paradigma. Uma análise teórica empírica é apresentada, onde a pesquisa, com base na literatura, identifica os principais paradigmas de gestão de sistemas produtivos bem como o estado da arte da gestão de compras ao longo da história. Em seguida, apresenta-se uma análise das duas formas de gestão de compras identificadas no estudo de caso com enfoque na relevância estratégica para a organização no processo de mudança descrito anteriormente. Os resultados poderão ser úteis para outras empresas com as mesmas características ou que estejam no mesmo processo de mudança.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record