Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGonzalez, Fernanda Nolli
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:38Z
dc.date.available2009-07-23
dc.date.available2016-06-02T19:51:38Z
dc.date.issued2009-02-18
dc.identifier.citationGONZALEZ, Fernanda Nolli. Análise do isomorfismo na constituição do arranjo organizacional coordenação de curso de graduação em quatro centros universitários do interior do Estado de São Paulo. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3593
dc.description.abstractThis work analyses the organizational arrangement isomorphism of graduation course coordination of the university center institutional model. This model has been regulated in the higher education since 1996 with the new Law of Guidelines and Basis of Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Taking into account that the educational institutions submit to the authoritative force of the legislation determined by the Educational Ministry, the course was taken as a referential to describe the structure framing facing the legal demands. This is the main focus of preoccupation of the university center because it is through this framing that teaching is transmitted. To achieve the target of this work a bibliographical research has been carried out on the institutional theory, on the new institutionalism and on bureaucracy characteristics and types of organizational structures. In addition to it, a case study has also been carried out with the courses of Administration and Social Communication Publicity and Advertisement in four university centers (three private institutions and one public institution) in the country of São Paulo State. One chairperson of each institution was interviewed, as well as the coordinators of the courses above mentioned, in a total of twelve researches. The isomorphism of the organizational arrangement in the graduation course coordination has been identified specially on the issues pre-established by law. Comparing the same courses, it has been observed that the courses of Administration are more isomorphic than the courses of Social Communication Publicity and Advertisement. Besides, a flexibility trend of the organizational structure of the institutions has been verified and this is meant to conform to the environmental uncertainties, that is to say, the existence of a mechanical structure (inheritance of the departmental framing) together with an organic structure. This factor also reflects on the difference between the form of course management where coordinators under the same internal regimen orientation print on the course their identity and their way of managing.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria da organizaçãopor
dc.subjectEstrutura organizacionalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectIsomorfismopor
dc.subjectCentro universitáriopor
dc.subjectOrganizational structureeng
dc.subjectIsomorphismeng
dc.subjectUniversity centereng
dc.titleAnálise do isomorfismo na constituição do arranjo organizacional "Coordenação de Curso de Graduação" em quatro centros universitários do interior do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Côrtes, Mauro Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4720524Y3por
dc.description.resumoEste trabalho faz uma análise do isomorfismo do arranjo organizacional coordenação de curso de graduação do modelo institucional centro universitário, modelo este regulamentado no ensino superior a partir de 1996, com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Sabendo-se que as instituições de ensino estão sujeitas à força normativa da legislação definida pelo Ministério da Educação, tomou-se como referencial o curso para descrever o enquadramento da estrutura perante as exigências legais, sendo este o principal foco de preocupações do centro universitário, pois é por meio dele que o ensino é propagado. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a teoria institucional, sobre o novo institucionalismo, bem como sobre as características de uma burocracia e os tipos de estruturas organizacionais. Além disso, foi realizado um estudo de caso com os cursos de Administração e Comunicação Social Publicidade e Propaganda em quatro centros universitários no interior do estado de São Paulo, sendo três privados e um público. Entrevistou-se um dirigente de cada instituição e os coordenadores dos cursos, totalizando doze entrevistas. Identificou-se, por fim, o isomorfismo do arranjo organizacional coordenação de curso, sobretudo nas questões pré-estabelecidas por lei. Na comparação entre mesmos cursos, observou-se que os cursos de Administração são mais isomórficos que os de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Além disso, verificou-se uma tendência de flexibilização da estrutura organizacional das instituições, para adequar-se às incertezas ambientais, ou seja, à convivência de uma estrutura mecanicista (herança da estrutura departamental) e orgânica, fator esse que também se reflete na diferenciação da forma de gestão dos cursos, aos quais coordenadores sob a orientação de um mesmo regimento interno, imprimem a sua identidade, sua forma de administrar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3451841985774613por


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples