Show simple item record

dc.contributor.authorGonçalves, Marcos Pereira
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:44Z
dc.date.available2010-08-11
dc.date.available2016-06-02T19:51:44Z
dc.date.issued2010-02-22
dc.identifier.citationGONÇALVES, Marcos Pereira. Implantação da gestão da qualidade em uma pequena empresa de base tecnológica por meio de pesquisa-ação. 2010. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3636
dc.description.abstractQuality management is showing as one of the main strategies for organizations competitiveness capacity increase, mainly in a dynamic market environment point by a hard competition between products and services suppliers. The quality management relevance did result in a diffusion of concepts, techniques, standards and models aimed to orient such systems implementation, as the ISO 9001 - 2000 reference model each has been widely adopted by organizations. However quality management system implementation is a challenger task where the success depends on a consistent managing effort and a priority strategy aligned to the specific features of each organization. The technology based enterprises has specific features that indicates the ability to absorb new knowledge and priority for technology strategy associated to the new products and process development. This research presents the quality management implementation process in a technology based company, approaching the planning and the more relevant actions in the context of those typical company features, specially the product development process, the performance measurement system, and continuous improvement systems. The action research methodology has been adopted as it is a participative method that enables to achieve the practical objectives, quality management implementation, and the knowledge objectives about the action development. The implementation process observation unveils the main difficulties and solutions founded in order to attend the company demands. As a contribution, the observation analysis in the context of the theoretical background enables to build a correlation between those company features and the quality management system implementation needs, in a way to consolidate a proposal for a specific conceptual perspective for quality management system for other similar companies. As a practical result, the quality management system implementation brought effective gains in productivity measured by the main company performance indicators.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectISO 9001por
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectISO 9001-2000eng
dc.subjectTechnology based enterpriseeng
dc.subjectContinuous improvementeng
dc.titleImplantação da gestão da qualidade em uma pequena empresa de base tecnológica por meio de pesquisa-açãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Martins, Manoel Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921504261628850por
dc.description.resumoA gestão da qualidade tem se mostrado como uma das principais estratégias para incremento da capacidade competitiva das organizações, principalmente em um ambiente de mercado dinâmico e marcado por grande concorrência entre fornecedores de produtos e serviços. A relevância da gestão da qualidade resultou na difusão de conceitos, técnicas, normas e modelos com o objetivo de orientar a implantação desses sistemas, como o modelo de referência ISO 9001 2000, o qual tem sido amplamente adotado por diferentes organizações. Contudo, a implantação de sistemas de gestão da qualidade é uma tarefa desafiadora onde o sucesso depende de um consistente esforço de gestão e prioridade estratégica alinhada às características próprias de cada organização. As empresas de base tecnológica possuem características que indicam a habilidade para absorção de novos conhecimentos e prioridade para estratégia tecnológica associada ao desenvolvimento de novos produtos e processos. A presente dissertação apresenta o processo de implantação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa de base tecnológica abordando o planejamento e as ações de maior relevância no contexto das características típicas dessas empresas, em especial as características do processo de desenvolvimento de produtos, do sistema de medição de desempenho, e da sistemática para melhoria contínua. A metodologia de pesquisa-ação foi adotada por ser esse um método participativo que permite tanto o atendimento aos objetivos práticos, a implantação da gestão da qualidade, quanto aos objetivos de conhecimento sobre o desenvolvimento da ação. A observação do processo de implantação revela as principais dificuldades e soluções encontradas para atender às demandas da empresa. Como contribuição, a análise das observações no contexto da fundamentação teórica, permite construir a correlação entre as características dessas empresas e os requisitos de implantação do SGQ, de forma a consolidar uma proposta de perspectiva conceitual própria para gestão da qualidade em empresas similares. Como resultado prático, a implantação da gestão da qualidade na empresa trouxe efetivos ganhos em competitividade mensurados pelos principais indicadores de desempenho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8461920873169242por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record