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dc.contributor.authorDias, Eliza Cristina
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:52Z
dc.date.available2012-01-12
dc.date.available2016-06-02T19:51:52Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.identifier.citationDIAS, Eliza Cristina. Gestão do processo de desenvolvimento de produtos em clusters industriais: um survey no setor moveleiro da microrregião de Votuporanga-SP. 2011. 279 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3684
dc.description.abstractThe Product Development Process (PDP) is a critical process because it is subject to innovation and competitive strategy of companies. The furniture industry of the micro-region of Votuporanga, consisting primarily of micro, small and medium sized companies is relatively new, and has a significant weight in the local economy, generating jobs and income. This research studies the PDP in the furniture sector of the micro-region of Votuporanga, placed in a cluster with the aim to identify the essential properties of this business process in order to establish its dynamic, technological and managerial vulnerabilities and strengths as well as the future prospects of the sector for meeting the challenges of competitiveness and innovation policy. From the scientific point of view, it draws a parallel between the theory and practice of product development in companies with limited manpower and financial resources. Thus, it considers the activity of the product development process in the context of the furniture industry as a study to attempt to confirm or refute hypotheses about the characteristics of PDP in small Brazilian companies. The descriptive and exploratory survey method was applied by a structured questionnaire with closed questions. The research instrument was developed and validated in a pilot study of ten companies. Statistical techniques were used to select the sample and analyze the data due to the large number of variables studied, so the statistical tools recommended and used were the descriptive and multivariate techniques. It was possible to confirm the weakness of the organizational structure of SMEs from the analysis and the constructs examined, wich generally adopt non-formal and imitative strategies with centralized administration based on owner s control. The success of the new product introductions depends on the tacit experience of those involved in product development.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento de produtospor
dc.subjectIndústria de móveispor
dc.subjectArranjo produtivo localpor
dc.subjectMicro e Pequenas empresaspor
dc.subjectAglomeraçãopor
dc.subjectProduct developmenteng
dc.subjectClustereng
dc.subjectMobileeng
dc.titleGestão do processo de desenvolvimento de produtos em clusters industriais: um survey no setor moveleiro da microrregião de Votuporanga-SPpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oprime, Pedro Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9291517431456908por
dc.description.resumoO Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é um processo crítico, pois ele está sujeito à inovação e à estratégia competitiva das empresas. A indústria moveleira da microrregião de Votuporanga, constituída basicamente de micro, pequenas e médias empresas é relativamente nova e tem um peso significativo para a economia local, gerando emprego e renda. Esta pesquisa estuda o PDP do setor moveleiro da microrregião de Votuporanga, alocado em um cluster, com o objetivo de identificar as essenciais propriedades desse processo de negócio, de modo a estabelecer a sua dinâmica, suas forças e vulnerabilidades tecnológicas e gerencias, e as perspectivas futuras do setor frente aos desafios de ordem competitiva e de inovação. Do ponto de vista científico, traça um paralelo entre a teoria e a prática do desenvolvimento de produtos em empresas com restrições de recursos financeiros e de mão-de-obra. Assim, considera a atividade de processo de desenvolvimento de produto no contexto do polo moveleiro como um estudo para refutar ou confirmar hipóteses acerca das características do PDP em empresas brasileiras de pequeno porte. O método de pesquisa aplicado foi o survey descritivo e exploratório, por meio de questionário estruturado com questões fechadas. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido e validado em um estudo piloto em dez empresas. Utilizou-se de técnicas estatísticas para selecionar a amostra e analisar os dados, considerando que, pelo grande número de variáveis pesquisadas, o ferramental estatístico recomendado e utilizado foram as técnicas descritivas e multivariadas. A partir das análises e dos construtos examinados, foi possível confirmar a fragilidade da estrutura organizacional das PMEs, que em geral adotam estratégias não formais e imitativas, com administração centralizada pelo proprietário. O sucesso dos lançamentos de novos produtos depende da experiência tácita dos envolvidos no desenvolvimento de produtos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8128853369850318por


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