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dc.contributor.authorOliveira, Daniela Barboza de
dc.date.accessioned2016-06-02T19:51:59Z
dc.date.available2013-04-01
dc.date.available2016-06-02T19:51:59Z
dc.date.issued2012-02-28
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Daniela Barboza de. A reestruturação produtiva e o trabalho dos motoristas de caminhão: um estudo de caso em duas empresas de transporte rodoviário de carga. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3720
dc.description.abstractThe present study has for objective to identify effects of the productive reorganization in the work of truck drivers, in the period between 1980 and 1990 in Brazil. This research is a study of case about two companies of road haulage (RH), with tradition in the segment. They had been selected on the basis of the time of performance in the market, regions of operation and localization of the company. Following criteria defined previously, involving mainly the work time, drivers (salary earning and aggregate) and managers of different areas had been interviewed with a focus on trajectory of work within the company. Beyond the study of case, the bibliographical research on the history of the RH in Brazil contributed to understand the moment the road haulage becames predominant in the country and why. The results show that, historically, the road transport always was connected to the industrial sector and that the changes in the management of the production of this sector had direct impact in the management of the transports. Thus, since the 1990s, the transporters have increased the agility of the process of transport, reduced costs and time spent, guaranteeing the quality of the services given through the use of concepts and practices linked to Suplly Chain Management (SCM) and Logistics. New practices in an old labor model: new employment contracts to reduce costs and avoid the limitations of labor law (outsourcing), extension of working hours and remuneration for productivity (to drive more is to earn more). The absence of an adequate legislation that regulates the activities of the RH and imposes limits to the drive time and distinguishes it and the work time, equally contributes to the long labor journey to become one more factor of risk in this profession, especially between the drivers who work with fast orders lines.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOrganização do trabalhopor
dc.subjectReestruturação produtivapor
dc.subjectMotoristas de caminhão - condições de trabalhopor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectTempo de Direçãopor
dc.subjectOrganização do Trabalhopor
dc.subjectTruck Drivereng
dc.subjectProductive Reorganizationeng
dc.subjectWorking Conditionseng
dc.subjectDriving Timeeng
dc.subjectWork Organizationeng
dc.subjectLogisticseng
dc.titleA reestruturação produtiva e o trabalho dos motoristas de caminhão: um estudo de caso em duas empresas de transporte rodoviário de cargapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bento, Paulo Eduardo Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4780765Y7por
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo identificar os efeitos da reestruturação produtiva no trabalho dos motoristas de caminhão, no período compreendido entre os anos 1980 e 1990, no Brasil. Por meio do estudo de caso, duas empresas de transporte rodoviário de carga (TRC), com tradição nesse segmento, foram selecionadas com base no tempo de atuação no mercado, regiões atendidas e localização da matriz. Seguindo critérios previamente definidos, principalmente no que diz respeito ao tempo de trabalho, motoristas (assalariados e agregados) e gerentes de diferentes áreas foram entrevistados sobre a sua trajetória de trabalho no interior de cada empresa. Além do estudo de caso, a pesquisa bibliográfica sobre a história do TRC no Brasil contribuiu para entender em que momento o modal rodoviário tornou-se predominante no país e por quê. Os resultados mostram que, historicamente, o transporte rodoviário de carga sempre esteve atrelado ao setor industrial e que as mudanças na gestão da produção desse setor impactam diretamente na gestão dos transportes. Assim, desde os anos 1990, as transportadoras têm conseguido agilizar todo o processo de movimentação de cargas, bem como reduzir custos e prazos, garantindo a qualidade dos serviços prestados por meio dos conceitos e práticas do Suplly Chain Management (SCM) e da logística. São práticas novas em meio a um velho modelo trabalhista, que resultou em: terceirização da mão-de-obra como forma de driblar a legislação trabalhista e reduzir custos; contratos de trabalho que visam a remuneração com base na produtividade (quem dirige mais recebe mais) e jornada de trabalho prolongada. A ausência de uma legislação adequada que regulamente as atividades do TRC e que limite o tempo de direção e o diferencie do tempo de trabalho, igualmente contribui para que a organização do trabalho torne-se mais um fator de risco nessa profissão, especialmente entre os motoristas que atuam em linhas de encomendas rápidas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1753412786920540por


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