Show simple item record

dc.contributor.authorHallal, Renato
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:00Z
dc.date.available2005-03-24
dc.date.available2016-06-02T19:52:00Z
dc.date.issued2004-12-16
dc.identifier.citationHALLAL, Renato. Desenvolvimento e aplicação de algoritmos adaptativos de busca tabu para a resolução de Problemas de Roteamento de Veículos Periódicos (PRVP).. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3732
dc.description.abstractThis research consists of the development of algorithms to solve the Periodic Vehicle Routing Problem (PVRP), wich has not received a great deal of attention in the O.R. literature. The objective of the PVRP is to elaborate a set of routes to attend to customers demand along a planning horizon. Each customer roquests that the visits occur in a combination predefined of days. Two heuristics were developed for the PVRP. In the first heuristic, three types of initial solution construction are used to attribute the customers to days. After that, visiting day combinations are changed in order to improvr the solution. The search process is controlled by an adaptative tabu heuristic from the literature which determines intensification and diversification actions, applied for each day in the period. The second heuristic incorporates a similar approach for the period as a whole. Computacional results show that this approach leads to good solution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDistribuição física de benspor
dc.subjectBusca tabupor
dc.subjectOtimização combinatóriapor
dc.subjectProblema de roteamento de veículos periódicopor
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectPeriodic Vehicle Routing Problemeng
dc.subjectTabu searcheng
dc.subjectCombinatorial Optimizationeng
dc.titleDesenvolvimento e aplicação de algoritmos adaptativos de busca tabu para a resolução de Problemas de Roteamento de Veículos Periódicos (PRVP).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pureza, Vitória Maria Miranda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4782818H5por
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste no desenvolvimento de algoritmos para resolver o Problema de Roteamento de Veículos Periódico (PRPV), o qual tem sido pouco abordado na literatura de Pesquisa Operacional. O objetivo do PRVP é elaborar um conjunto de rotas para atender à demanda de cliente ao longo de um horizonte de planejamento. Cada cliente requer que as visitas aconteçam em uma combinação predefinida de dias. Foram desenvolvidas duas heurísticas para o PRPV, chamadas de VERSÃO 1 e VERSÃO 2. Na VERSÃO 1 são utilizados três tipos de construções iniciais para atribuir os clientes aos dias. Em seguida, são realizadas mudanças de combinações de dias de visitas na tentativa de melhorar a solução. O processo de busca por soluções é controlado por heurísitca tabu adaptativa da literatura que determina as ações de intensificação e diversificação, aplicado a cada dia do período. A VERSÃO 2 incorpora uma abordagem similar para o período como um todo. Resultados computacionais indicam que esta abordagem leva a soluções de boa qualidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137220U5por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record