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dc.contributor.authorTeixeira, Isabela Tatiana
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:04Z
dc.date.available2014-07-14
dc.date.available2016-06-02T19:52:04Z
dc.date.issued2014-02-17
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Isabela Tatiana. Estratégias de operações em serviços de saúde: estudo de caso em uma empresa do Estado de São Paulo. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3751
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to discuss the operations strategy in a health care company located in São Paulo State: it s content, associate with established competitive priorities, and the changes in the structural and infrastructural decisions areas. The literature review shows that the discussion about operations strategy in service area is not exhausted; services have specific characteristics, as direct contact with the customer and the almost simultaneous interference in this process and that differs services operation from manufacturing operation. A secondary health area data analysis allowed the construction of the economic and market environment, in which companies that operate in the provision of health services are inserted: there are annual increase in search for private services, but the market has become more concentrated; barriers to entry and the operation of a regulatory agency are also factors that affect the performance of the companies. The studied company has diversified operations and significant area; because of the personalized service that provides, and competitors with administrative and financial problems, the case is the market leader. Quality and service are the explicit competitive priorities, but the regulatory agency requirements also guide the operations. The search for service pattern recognition, with ONA certification, the organized quality team, the improvement of customer service and the dispersion of the facilities are actions that have been implemented by the company and confirm the alignment between their competitive and operations strategies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégia em administraçãopor
dc.subjectEstratégia de operaçõespor
dc.subjectSetor de serviçospor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectOperations strategyeng
dc.subjectServiceeng
dc.subjectHealthcareeng
dc.subjectHealthcare companyeng
dc.titleEstratégias de operações em serviços de saúde: estudo de caso em uma empresa do Estado de São Paulopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alves Filho, Alceu Gomes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885557554922569por
dc.description.resumoO intuito deste trabalho é discutir a estratégia de operações de uma operadora de planos de saúde localizada no Estado de São Paulo: seu conteúdo, associado às prioridades competitivas estabelecidas e às mudanças nas áreas de decisões estruturais e infraestruturais. A revisão de literatura elaborada aponta que a discussão das estratégias de operações em serviços não está esgotada; os serviços apresentam características específicas que o diferenciam das demais atividades produtivas, pois o contato direto com os clientes e a interferência quase simultânea destes nos processos diferencia as operações em serviços das operações industriais. A análise de dados secundários da área da saúde permitiu a construção do cenário econômico e de mercado em que as empresas que atuam na prestação de serviços de saúde estão inseridas: há aumento anual da busca pelos serviços particulares, porém o mercado tem se tornado mais concentrado; as barreiras à entrada e a atuação de uma agência de regulação também são fatores que condicionam a atuação das empresas. A empresa objeto do estudo de caso realizado conta operações diversificadas e significativa área de abrangência; por conta dos serviços personalizados que presta, e problemas de ordem administrativo-financeira das concorrentes, é líder de mercado. A qualidade e o atendimento são as prioridades competitivas explícitas, mas as exigências da agência reguladora também norteiam as operações; a busca por reconhecimento do padrão de serviço, com a certificação ONA, a estruturação da equipe de qualidade e aperfeiçoamento do atendimento ao cliente, a dispersão das instalações nas cidades de atuação da operadora são ações que vêm sendo implementadas pela empresa e comprovam o alinhamento entre suas estratégias concorrencial e de operações.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0513516455650633por


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