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dc.contributor.authorSilva, André Gustavo Alves da
dc.date.accessioned2016-06-02T19:52:15Z
dc.date.available2007-07-06
dc.date.available2016-06-02T19:52:15Z
dc.date.issued2005-12-16
dc.identifier.citationSILVA, André Gustavo Alves da. Análise da relação franqueador-franqueado em redes de franquias de alimentos.. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3814
dc.description.abstractThis dissertation investigates the organization architecture of franchise chains in Brazil, particularly in food franchising. We analyze the organizational architecture by means of a set of variables that allows to classify franchise chains in accordance with the typology of franchising generations, as it is usual in the franchising literature. In order to proceed with the analysis, this dissertation carried out an extensive survey with 223 Brazilian franchise chains and a qualitative research with six case-studies in food franchising. After a general description of the franchising system, the dissertation analyzes the organizational architecture of Brazilian franchise chains focusing on the following features: contractual mix, risk of brand name loss, upstream and downstream coordination. Based on these features, the dissertation describes the concept of franchising generations. In order to distinguish franchising generations, the following characteristics are investigated: number of company-owned and franchised units, experience in franchising, required standardization, consumer sensitivity to variation in product attributes, and governance structures in upstream and downstream transactions. By means of these variables, the dissertation classifies franchise chains into the two most relevant franchising models, the 3rd and 4th generations, i.e., Business Format Franchising and Learning Network Franchising. The empirical analysis indicates that the features of 3rd and 4th generation are sometimes present in the same chain, suggesting that there is a continuum between these two ideal models to organize a franchise chain.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFranquiaspor
dc.subjectMix contratualpor
dc.subjectValor de marcapor
dc.subjectCoordenação a montantepor
dc.subjectCoordenação a jusantepor
dc.subjectGeração do franchisingpor
dc.subjectFranchisingeng
dc.subjectContractual mixeng
dc.subjectRisk of brand name losseng
dc.subjectupstreameng
dc.subjectDownstream transactionseng
dc.subjectFranchising generationseng
dc.titleAnálise da relação franqueador-franqueado em redes de franquias de alimentos.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Paulo Furquim de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784215D8por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado analisa o modo de organização da relação entre franqueador, dono do negócio e da marca, e seus franqueados, associados à rede a partir de um contrato de franquia, com ênfase ao franchising brasileiro de alimentos. Esse modo de organização é definido por meio de um conjunto de variáveis, descrito a seguir, que permite classificar as redes de franquias de acordo com a tipologia de gerações de franchising, usual na literatura específica sobre o tema. Do ponto de vista empírico, esta dissertação apóia-se em um extenso survey com 223 redes de franquias brasileiras, seguido por uma pesquisa qualitativa, baseada em seis estudos de casos de redes de franquias brasileiras que atuam no segmento de alimentação. A partir da apresentação do sistema de franquias, o trabalho descreve a organização das redes de franquias brasileiras por meio da análise das seguintes características: mix contratual, risco de perda do valor da marca, coordenação a montante e a jusante da cadeia. Por meio dessas características, o trabalho apresenta o conceito de gerações de franquias. Para as análises são observadas as seguintes variáveis: número de unidades próprias e franquias, tempo de experiência da rede, nível de padronização das atividades, sensibilidade dos consumidores, estrutura para aquisição dos principais insumos e nível de participação dos franqueados nas decisões. Por meio dessas variáveis, o trabalho classifica as redes de franquias nos modelos de 3ª e 4ª gerações, ou seja, Business Format Franchising e Learning Network Franchising. Observou-se que há, em diversos casos, uma clara sobreposição entre as características de 3ª e 4ª gerações, o que sugere a existência de um contínuo entre esses diferentes modelos de se organizar uma rede de franquias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor


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