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Utilização de modelos moleculares no ensino de estequiometria para alunos do ensino médio.
dc.contributor.author | Migliato Filho, José Roberto | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T20:36:56Z | |
dc.date.available | 2005-07-05 | |
dc.date.available | 2016-06-02T20:36:56Z | |
dc.date.issued | 2005-04-11 | |
dc.identifier.citation | MIGLIATO FILHO, José Roberto. Utilização de modelos moleculares no ensino de estequiometria para alunos do ensino médio.. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6616 | |
dc.description.abstract | The lack instructional materials for science teaching is a common problem in Brazil, and concerning to chemistry teaching in particular this problem can be observed even in more developed countries. Although molecular models are one of the few materials available for chemistry teaching, they have been hardly used, and this application has been restricted to lessons related to molecular geometry. The lack of materials has specially interfered with stoichiometry teaching, inasmuch as many authors have pointed out that it is one of the most difficult topics for students to understand. This works describes different exercises which were carried out in stoichiometry short courses by using the molecular models as a major teaching resource. These courses were provided for secondary school students in the laboratories of the DQ/UFSCar as well as in two public schools in the city of São Carlos São Paulo, one in a suburb and one in the city center. To collect data, the exercises were performed so that students could use the molecular models. The results showed that such material facilitated the learning process involved in completing exercises related to balancing chemical equations, Lavoisier Law, Proust Law, molar volume, and performance of chemical reactions. It was also verified that the students became independent of simulations with the material during the first exercises at once, and concerning more complex problem, they were almost completely independent. According to the students the use of molecular models made it much easier for them to understand the topics of the short courses. It thus supports researches suggesting that teaching methodologies should prioritize the introduction of new concepts without including mathematical aspects as means of avoiding difficulties in learning chemistry, which are so common in Brazilian Secondary Schools. | eng |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Química - ensino | por |
dc.subject | Ensino de segundo grau | por |
dc.subject | Material didático | por |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | por |
dc.subject | Metodologia de ensino | por |
dc.title | Utilização de modelos moleculares no ensino de estequiometria para alunos do ensino médio. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Luiz Henrique | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701800H8 | por |
dc.description.resumo | A falta de materiais instrucionais para o ensino de ciências é um problema comum no Brasil e, em relação ao ensino de química, em particular, este problema pode ser observado mesmo em paises mais desenvolvidos. Os modelos moleculares, embora sejam um dos poucos materiais didáticos disponíveis para o ensino de química, têm sido pouco utilizado e sua aplicação tem ficado restrita ao ensino de conceitos relacionados à geometria molecular. A falta de materiais didáticos interfere especialmente no ensino da estequiometria, uma vez que diversos autores apontam este tópico como sendo dos mais difíceis de serem compreendidos pelos estudantes. Este trabalho descreve diversas atividades que foram desenvolvidas em mini-cursos de estequiometria, as quais utilizaram os modelos moleculares como recurso didático principal. Os minicursos foram oferecidos para estudantes do Ensino Médio nas instalações do DQ/UFSCar, bem como em duas escolas públicas da cidade de São Carlos São Paulo, uma na periferia e uma na região central. Para a coleta de dados, foram desenvolvidas diversas atividades nas quais os alunos podiam optar pelo uso de modelos moleculares. Os resultados revelaram que a utilização de modelos moleculares facilitou o processo de aprendizagem envolvido na realização de atividades relacionadas a balanceamento de equações químicas, Lei de Lavoisier, Lei de Proust, volume molar e rendimento de reações químicas. Além disso, verificou-se que os alunos tornaram-se independentes de simulações com o material didático ainda nas primeiras atividades, e quase completamente independentes dos mesmos quando tinham que resolver problemas mais complexos. Segundo depoimento dos alunos, a utilização de modelos moleculares contribuiu muito para a compreensão dos temas abordados nos mini-cursos, o que esta de acordo com afirmações de pesquisadores que propõe metodologias de ensino que privilegiem a introdução de conceitos químicos sem a abordagem dos aspectos matemáticos envolvidos como forma de evitar as dificuldades de aprendizagem de química, comum em nossas escolas de Ensino Médio. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.contributor.authorlattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702249U8 | por |