dc.contributor.author | Fernandes, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2016-09-15T14:01:38Z | |
dc.date.available | 2016-09-15T14:01:38Z | |
dc.date.issued | 2015-12-17 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Marcelo. Aplicação do jogo ludo atomística no ensino de química. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7188. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7188 | |
dc.description.abstract | This work presents an experience directed on the construction, development and implementation of a playful activity in the Teaching of Chemistry, with students of the first year of high school State School "Captain Agenor de Carvalho" in the municipality of Estiva Gerbi, State of São Paulo in Brazil. This experience has been a digital board game and given, involving questions of Chemistry, with contents of
Atomistic. The game is available on the internet at Portal Education under the name of “Ludo Atomistic”. The game was applied in the computer room of the school, through the system Accesses School during the class of Chemistry. Students were evaluated through a tool in the portal with all information for analysis of hits and errors of the issues, access and frequency. It was as analyzed the performance of
students in the classroom, their interests in the contents and their participation in activities in school and in their homes. The idea was to get an attractive and innovative, enjoyable and interesting methodology for teaching. The game Ludo Atomistic demonstrated collaborate in the process of teaching and learning, in a differentiated, attractive and dynamic manner, because with didactic-pedagogical purpose promoted beyond pleasure and fun, the construction of knowledge, to connect various aspects of the learning process as cognition, affection, socialization and creativity. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Jogos Digitais | por |
dc.subject | Ensino de Química | por |
dc.subject | Atomística | por |
dc.subject | Digital games | por |
dc.subject | Chemistry teaching | eng |
dc.subject | Atomistic | eng |
dc.title | Aplicação do jogo ludo atomística no ensino de química | por |
dc.title.alternative | APPLICATION OF THE GAME LUDO ATOMISTIC IN TEACHING CHEMISTRY | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elson Longo da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9848311210578810 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma experiência direcionada na construção, elaboração e aplicação de uma atividade lúdica no ensino de Química, com alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Capitão Agenor de Carvalho” no município de Estiva Gerbi, estado de São Paulo. Nesta experiência foi desenvolvido um jogo digital com tabuleiro e dado, envolvendo perguntas da disciplina de Química, dos conteúdos de Atomística. O jogo está disponível na internet no Portal Ludo Educativo com o nome de Ludo Atomística. Foi aplicado na sala de informática da escola, através do sistema Acessa Escola durante as aulas de Química. Os alunos foram avaliados através de uma ferramenta disponível no portal, com todas as informações para análise de acertos e erros das questões, frequências de acessos e os seus rendimentos. Também foi analisado o desempenho dos alunos em sala de aula, seus interesses nos conteúdos e suas participações nas atividades desenvolvidas na escola e em suas casas. A ideia foi buscar uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante. O jogo Ludo Atomística demostrou colaborar no processo de ensino e aprendizagem, de forma diferenciada, dinâmica e atrativa, pois com finalidade didático-pedagógica promoveu além de prazer e divertimento, a construção do conhecimento, ao conectar vários aspectos do processo de aprendizagem, como cognição, afeição, socialização e criatividade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQ | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | por |
dc.ufscar.embargo | Online | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | | |